Análise do conto de edgar allan poe "o gato preto"

Páginas: 2 (298 palavras) Publicado: 6 de abril de 2011
Análise do conto de Edgar Allan Poe “O Gato Preto”:

Após a leitura do conto de Edgar Allan Poe “ O Gato Perto”, pude perceber que a narrativa está apoiada na superstiçãodiante de acontecimentos sobrenaturais que ocorrem durante a história.

Através das experiências vividas pelo narrador percebe-se o uso de metáforas e comparações que mostra o gato comoum animal macabro e com poderes. A descrição do animal também é um fator relevante, pois “preto” é uma cor que sugere uma ligação com as trevas, assim como o nome “Plutão” quesignifica deus do inferno. Em algumas tradições o gato é visto como místico e com qualidades mágicas por ter sete vidas e conseguir ver espíritos. Por esses motivos o narrador nutre certaaversão ao gato, mesmo sentindo alguma dúvida em relação aos poderes místicos do animal.

Durante alguns acontecimentos como o assassinato de Plutão, o narrador vê sua vidadesmoronar. Na mesma noite sua casa é consumida pelo fogo e mesmo relutando contra o que não acredita “o sobrenatural” parece fazer parte de sua vida, pois a única parede que ficou de pé emsua antiga casa gravado o desenho de um gato preto enorme com uma forca no pescoço, a maneira pela qual ele matou seu gato.

Todo o conto gira em torno da superstição popular,o personagem apesar de não acreditar em superstições e crenças passa por vários acontecimentos sobrenaturais depois da morte de seu gato.

É importante ressaltar que durante oconto o personagem rompe a linearidade do tempo, devido às necessidades da evolução da história realiza lapsos temporais, mistura o passado empregando o pretérito-perfeito, com opresente da narrativa, tornando assim o conto um universo fantástico. Portanto o narrador usou de uma série de recursos linguísticos e culturais para causar terror e suspense neste conto.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise O Gato Preto, de Edgar Allan Poe
  • O gato preto
  • O gato preto
  • A presença do fantástico em o gato preto, de edgar allan poe
  • Resenha o gato preto de edgar allan poe
  • Análise Estrutural do Conto Ligéia de Edgar Allan Poe
  • Os contos de Edgar allan poe
  • Análise de poemas e conto de Edgar Allan Poe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!