Análise de "o ator e o método"

Páginas: 5 (1052 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2012
ATOR E O MÉTODO – EUGÊNIO KUSNET – RESUMOS CAPÍTULOS I, II e III
Cap. I
Não existem verdades absolutas na arte. Os resultados das experiências cênicas são temporários de acordo com a apreciação do público, até que novas experiências provoquem novos resultados e maior tempo de apreciação.
Não existe inviolabilidade nas leis da arte, podem ser consideradas universais ou apenas uma forma deexpressão teatral, diferente das leis da ciência que não podem ser contestadas. Stanislavski chegou à conclusão de que não existe teatro sem ator (infinitas possibilidades de atuação) e sem espectador. A razão da existência do teatro é a comunicação com o espectador (diálogo entre ator e platéia = teatro naturalista/ realista).
Teatro bom é aquele em que o ator nos convence da realidade representadapor ele (o teatro ruim é comparado a uma rádio-novela = caricato demais, padronizado). O artista precisa ter vontade de convencer. Para convencer é preciso acreditar, independente dos seus conceitos = fé cênica (provoca a verdade cênica). Todos os estilos de teatro são aceitáveis desde que haja vida no espírito humano; dessa forma podemos representar qualquer papel, até mesmo o de uma cadeira. Aação teatral deve ser bela.
O método estudado por Stanislavski é o que responde a pergunta: Como obter resultados espantosos, de genialidade teatral? Os atores geniais não são apensas ou necessariamente talentosos. A fé no que eles representam vem da inspiração. Estudar a mecânica dessa inspiração é o que nos leva a ser geniais, contar só com o talento é um erro. O ator genial tem a fé cênica deuma criança (poder de criação). Ele chega mais cedo ao teatro, vive o processo, veste o figurino, faz sua maquilagem observando suas mudanças no espelho, sobe no palco sozinho e começa a agir como se fosse o personagem, diferente do ator que confia demais no seu talento e se limita a esperar o “santo da inspiração baixar”.
O exercício da inspiração leva a fé cênica, ou seja, estado psicofísico quenos possibilita a aceitação espontânea de uma situação e de objetivos alheios como se fossem nossos.
Cap. II
O teatro é um trabalho em equipe.
Etimologias: Drama = ação (do grego); ópera = do verbo operar, agir; ator= o que age, agente do teatro, agente do ato; ato = parte de uma peça teatral.
Para uma narrativa, é necessário expressividade ao contar uma história, a fim de manterpermanentemente o interesse e atenção do espectador. Para o estudo e compreensão da lógica de uma ação do personagem são necessárias as perguntas a seguir:
1)Qual é a situação? 2)Qual é o objetivo dessa ação?3)Qual seria a atitude do ator diante da situação e dos objetivos do personagem? O que eu faria se eu fosse aquele ator?
Com as respostas destas perguntas eu obtenho a fé cênica e narro uma história como se esta fosse inédita, mesmo que a história seja minha. Caso contrário, minha narração/ interpretação podeser fraca, insípida, falsa e/ou puramente exibicionista, sem objetivo.
Ao interpretar um papel eu aceito a situação e todos os problemas do personagem como se fossem meus, mas a minha pessoa não desaparece. No início da década de 90, o objetivo principal do ator-trágico era demonstrar sua voz formidável e sua capacidade interpretativa, a preocupação maior dos atores era brilhar (tendência da“quarta parede” = obsoleta).
Todo ator é sentimentalista e por isso é tentador quere ser a vítima, fazer a platéia chorar. No entanto, o espectador percebe a diferença entre um melodrama barato e um profundo drama humano.
Stanislavski prega a dualidade do ator = coexistência entre natureza e técnica. As características da ação são:
1)A ação sempre obedece à lógica. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise do Cenario internacional e seus atores
  • Kusnet
  • Reflexão sobre o livro Ator e Método.
  • Metodos de analise
  • Analise de metodos
  • Métodos de análise
  • Analise Fundamentalista Metodo Analise
  • Métodos de Ordenação análise sobre os métodos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!