Análise de e separação de misturas químicas

Páginas: 7 (1631 palavras) Publicado: 6 de janeiro de 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
DOCENTE: ROSÂNGELA MARIA DA SILVA LUCENA
DISCIPLINA: ANÁLISE QUÍMICA VETERINÁRIA







RELATÓRIO DAS AULAS PRÁTICAS














RECIFE, 2014
Sumário





Análise de e separação de misturas químicas 3
Análise da densidade e solubilidade de substâncias químicas 7
Análise da condutividadeelétrica de soluções químicas 11



















1ª AULA PRÁTICA






Análise e Separação de Misturas Químicas















Introdução
A separação de misturas são processos empregados para separar componentes das misturas heterogêneas e homogêneas. Isso se faz importante, pois para obtermos resultados mais concretos em pesquisas e experiências, énecessário que as substâncias químicas utilizadas sejam as mais puras possíveis. Estes processos não alteram a natureza química das substâncias que constituem as misturas, isto é, não alteram as moléculas ou íons que constituem as espécies químicas das misturas. A mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases, uma vez que fase é cadaporção que apresenta aspecto visual uniforme. Existem vários métodos para a separação de misturas que vão desde os mais simples como a catação até a destilação fracionada, que exige um pouco mais de técnica e conhecimento. O método a ser usado vai depender do tipo da mistura, as que são formadas por dois sólidos vão ser separadas de formas diferentes das constituídas por sólidos e líquidos porexemplo.

Objetivo
Analisar o tipo de mistura trabalhada e realizar a separação através de processo adequado. Familiarizar-se com as técnicas de pipetagem e pesagem de substância. Interpretar os resultados obtidos.

Material e Reagentes
MATERIAL
QUANTIDADES


- Balança
1
- Bastão de vidro
1
- Béquer
1
- Funil de separação
2
- Pipeta
1
- Proveta
1
- Tubo de ensaio
3REAGENTES

- Água destilada (H2O)
- Cloreto de sódio (NaCl)
- Éter (C2H5)2º
- Gordura animal (sebo de boi)


Métodos

Método 1 - A título de teste, pipetou-se 3ml, 4ml e 5ml de água destilada para 3 tubos de ensaio, após a aprendizagem da técnica, o processo foi refeito, com mais precisão com o auxílo da pera de sucção. Em seguida pesou-se 3 gramas de cloreto de sódio (NaCl) que foramtransferidos para um béquer em que adicionou-se 30ml de água (medidos previamente na proveta). Com o auxílio do bastão de vidro a mistura foi agitada, e observou-se atentamente a dissolução formada. A mistura obtida foi diluída, juntando-se os 12ml de água dos tubos de ensaio iniciais.

Método 2 - Num funil de separação, foram colocados 10ml de água em que adicionou-se éter na proporção 1:1.Observou-se a mistura formada e em seguida foi efetuada a separação desses dois líquidos no funil de bromo (para separar um líquido do outro, primeiramente abriu-se a torneira do funil onde o líquido mais denso escoou primeiro, e em seguida a torneira foi rapidamente fechada e o líquido menos denso ficou armazenado no funil). Num segundo funil, substituiu-se o éter pelo sebo de boi (gordura animal)utilizando o mesmo procedimento anterior e acrescentou-se água, a mistura formada apresentou duas fases, Ao abrir a torneira do funil a água escoou por ser mais densa e o sebo precipitou-se no fundo do funil. Em seguida colocou-se em um béquer éter e a gordura (nas mesmas proporções usadas anteriormente) e observou-se a formação do extrato etéreo.


Conclusão

Ao final da primeira parte doexperimento, pode-se observar o aspecto turvo da água misturada ao cloreto de sódio (NaCl), a mistura ficou totalmente diluída, e formou-se apenas uma fase, sendo assim uma mistura homogênea. Ao término da segunda parte do método de análise na primeira mistura de água e éter, duas fases se formaram, o éter menos denso formou a primeira fase e a água formou a segunda fase, a mistura observada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise e separação de misturas químicas
  • relatório de química separação de misturas
  • Relatorio de Química
  • Trabalho de Química
  • Relatório de quimica
  • Separação de misturas químicas
  • Quimica-separação de misturas
  • QUÍMICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!