Análise de "a estalajadeira" de goldoni

Páginas: 18 (4272 palavras) Publicado: 22 de maio de 2011
Adaptação de “A Estalajadeira” de Carlo Goldoni para um guião de telenovela
! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

Sinopse:
Em Goldoni as personagens-tipo da commedia dell´art com a sua “psicologia simples, convencional e quase automática” vão dão lugar a personagens individualizadas, que enfrentam situações quotidianas convencionais e com as quais o público se identifica. Nesta obra, Mirandolinarepresenta a emancipação da mulher que se vinha a revelar neste período. Quem não caiu nos seus encantos ?

Análise:
!

Contexto
“A Estalajadeira” de Carlo Goldoni é um exemplo, entre muitas outras obras, que traduz a revolução da escrita dramática do seu tempo; assim, esta integra-se numa reforma teatral iniciada pelo mesmo. Mas quais as razões que conduziram o dramaturgo a levar a cabo talmudança? Carlo Goldoni viveu no século XVIII, época em que a Commédia dell’ arte tomava conta de Itália. Este estilo, apesar de tudo, já em decadência, recorria a um humor fácil e grosseiro para agradar os espectadores que, deparados constantemente com as mesmas piadas e situações típicas, começavam a perder o interesse. Cansado de um teatro de improvisação irrealista e imoral, decide criar as suasobras à imagem do Homem, seguindo a corrente predominante da época, o Iluminismo, cujos princípios se prendiam nas definições de razão, ciência e conhecimento. Partindo deste pensamento, o autor desenvolve o seu trabalho elaborando os argumentos das comédias a partir de situações tiradas da realidade; aprofundando a vertente psicológica das personagens; eliminado a improvisação por meio da escritadramatúrgica (redacção integral de todos os diálogos desenvolvidos entre as personagens); excluindo o carácter obsceno e grosseiro característicos da Commedia dell'arte, recuperando a ética e a função moral e instrutiva do teatro. Apesar desta ruptura, o autor continua a servir-se dos elementos mais importantes e úteis da Commedia para complementar a sua obra. Como já referido, “A Estalajadeira”reflecte precisamente esta nova ideologia teatral. Temos perante nós uma obra com um esquema tradicional da comedia, a “comédia de pretendentes” que retrata a história de uma estalajadeira que faz todos os hóspedes caírem por si, sendo as destacadas o Conde, o Marques e, posteriormente, o Cavaleiro. Estas personagens com personalidades tão distintas, aparecem representando diferentes classes sociais,uma vez que nas comedias goldonianas, todas elas têm lugar, tendo o autor, trazido, inclusive, para as suas comedias um novo grupo social, a

burguesia. No fundo, esta comédia surge de um problema social em que Mirandolina, burguesa, representa um estrato social que se precisa de afirmar, sendo assim feito um retrato fiel de uma sociedade inteira. Com esta ideia aliada à utilização de um espaçodo normal (estalagem), preenchido por objetos do quotidiano, cumpre-se o objectivo de uma comédia realista, fazendo com que o espectador consiga, nela, reconhecer o mundo. Esta comé dia é, também extremamente cativante para os espectadores, devido à dinâmica e ritmo com que está escrita, que se traduz numa simplicidade de construção, pelas variantes e pelos encontros, pelas progressões erepetições.

Resumo da Acção
A história de Mirandolina, a dona de uma estalagem, por quem todos os hóspedes se apaixonam e passam, em vão, a fazer de tudo para conquistála. A Estalajadeira apenas se interessa pelo único homem que a despreza, tentando conquistá-lo pelo desafio que isso representa.

Estrutura Dramática
Mirandolina é a dona da estalagem e a protagonista. Adora ser lisonjeada e o centrodas atenções, quer adiar o mais possível o momento do matrimónio para poder continuar a fazer joguinhos com os seus pretendentes. Com o Marquês de Forlipópoli esta mantém uma relação de pura cordialidade, apenas com objectivo de o fazer continuar a cortejá-la. Com o conde de Albafiorita, mantem o mesmo tipo de relação que tem com o Marquês, embora os presentes que recebe por parte deste lhe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estalajadeira
  • analise
  • Em analise
  • Analise
  • Analise
  • Analise
  • analise
  • analise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!