Análise de Vygostky, Piaget e Wallon

Páginas: 5 (1094 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2014

Faça uma única síntese apresentando e comparando as abordagens teóricas dos três autores que estudamos (Piaget, Vygotsky, Wallon). 

A abordagem teórica de Piaget, Vygotsky e Wallon em alguns pontos é bem antagônica e ao mesmo tempo complementares, por abordarem formas distintas de se ver o ser humano.
Quando se diz antagônica, porque ao descrever o ser humano e seu processo de ontogêneseos aspectos que estão na base dessas gêneses são distintos. E complementares porque abordam o desenvolvimento e a aprendizagem como ponto fundamental de constituição do sujeito.
Nos textos podemos analisar pontos importantes nas teorias de ambos os autores. São ambos psicólogos contemporâneos que foram revolucionários ao se pensar o ser humano, em seu aspecto global analisando cada parte que oconstituem integrada a um todo. Essa abordagem global do homem é importante porque delineia na psicologia uma nova visão que até aquele momento era algo diferente. Vale ressaltar que a Psicologia é uma ciência moderna, que ganhou o status de ciência muito recentemente então a abordagem desses autores, construía a Psicologia de certa forma.
Psicólogos europeus, que viveram o contexto históricosemelhante em alguns aspectos. Observamos que a questão do contexto histórico influenciou muito a pesquisa de Vygotsky que por passar um período difícil em seu país, de certa forma, sua teoria delineia a importância do social e ressalta a importância deste para a constituição do ser. A Rússia do inicio do século XX, era um país em formação, que estava passando por um processo de desestabilizaçãopolítica e reestruturação social.
Lev Vygotsky elabora a Psicologia Sócio- Histórica que pensa em um homem que se constitui como tal, principalmente por causa das suas interações sociais. E que se constrói como tal através das relações sociais e da linguagem. Vygotsky pensa em um sujeito que se desenvolve em estágios, não de forma linear, mas em saltos qualitativos através de uma relação dialética,entre o seu contexto histórico e seu mundo interno. Onde a linguagem desempenha papel vital na gênese desse ser.
Ao falar do aspecto histórico, entendemos que cada cultura determina um sujeito, logo olhar o homem sob o aspecto abstrato e universal é equivocado. A influencia da cultura é vital, porque ao constituir seus significados a internalização vai captar elementos do exterior para criar assignificações na microgênese desse ser.
A formação desse homem se dá pelo pleno desenvolvimento das funções psicológicas superiores que qualificam o sujeito como homem e o distingue do restante dos animais. O cérebro tem um papel importante nesse processo de formação das funções psicológicas, mas lhe é atribuído o papel das funções elementares. As funções psicológicas superiores, não têm sóinfluencia orgânica, mas depende muito do social, sem a mediação desse social não há como essas funções ocorrerem. O desenvolvimento das funções psicológicas como qualificação do sujeito, como único diferente dos animais, é um processo que ocorre principalmente através da mediação que permite o sujeito apreender o que é necessário para sua formação.
Vygotsky não acredita que um ser humano não se formasozinho, se não tiver a mediação de outro mais velho. Pois ele sujeita a aprendizagem do indivíduo, aquele que ele faz por si só, dependente da interação com o outro. Seria de forma mais sintetizada dizer, que só aprendemos a ser independentes, quando dependemos do outro.
A abordagem de Vygotsky é importante para compreendemos a importância do social na educação do sujeito. Ao observarmos aeducação sob o prisma do conhecimento recorreremos a Jean Piaget.
Jean Piaget nasceu na Suíça, na cidade de Neuchâtel, em 1896. Publicou importantes trabalhos na área de educação e psicologia, um dos seus principais trabalhos é a Epistemologia Genética, onde descreve o processo de desenvolvimento em função do conhecimento.
No seu trabalho sobre a Epistemologia Genética que inicialmente estava...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As contribuições de piaget e vygostky e wallon
  • ANÁLISE COMPATIVA ENTRE PIAGET, VYGOTSKY E WALLON
  • Wallon e piaget
  • piaget e wallon
  • Consideraçoespiaget wallon vygostky
  • Jean piaget-vygotsky-wallon
  • piaget vygotsky e wallon
  • Piaget, Vygotsky e Wallon

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!