ANÁLISE DE UMA PROPOSTA QUANTO A DIVERSIDADE E O PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS.

Páginas: 6 (1282 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
FACULDADE UNOPAR


TEMA: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA QUANTO A DIVERSIDADE E O PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS.









ALUNA-.



16 DE MAIO DE 2014
O trabalho visa analisar o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Nair Melo Franco Ribeiro e propor uma discussão sobre o tema inclusão e diversidade.    
A entrevista contém perguntasdirecionadas ao entendimento de como a escola lida com situações de diversidade, bullying e outros tipos de preconceito dentro da escola e comunidade em geral além de fazer um estudo sobre o PPP da escola, sobre a utilização de recursos diferenciados para o trabalho com alunos com necessidades especiais. 
A necessidade de uma escola inclusiva e fundamentada em propósitos de melhorias do espaço físico eeducacional para promover uma maior interação entre todas as pessoas da comunidade escolar e geral é uma preocupação de todo o corpo docente de qualquer escola. A participação de todas as pessoas nesse projeto é fundamental para que ocorra o êxito, pois, o objetivo de todas as escolas é a educação para todos, uma educação baseada em valores e igualitária.
A diversidade deve a todo momento serdifundida e valorizada dentro de um espaço escolar, e isto deve estar Expresso no PPP da escola, com linhas de direcionamento constante para o trabalho de inclusão dessas diferenças no cotidiano da mesma. Não só melhorar o espaço físico com recursos e materiais de apoio, mas, também, criar uma política de formação continuada para os profissionais da educação para que estejam sempre preparados paralidar com as diversidades e interagir com o grupo e fazer a interação deste com toda a escola.
A educação Inclusiva traz um desenvolvimento para toda a sociedade, pois, ensina a respeitar a individualidade de cada ser e proporciona que cada um seja sujeito de sua própria construção, tornando assim cidadão apto ao exercício de sua cidadania.
De acordo com SASSAKI:
A inclusão social, portanto é umprocesso que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade através de transformações pequenas e grandes, nos ambientes físico (espaços internos e externos. Equipamentos, aparelhos e utensílios, mobiliários e meios de transporte) e na mentalidade de todas as pessoas, portanto também do próprio portador de necessidades especiais (SASSAKI, 2002, pag.. 42).
Daí a necessidade da interaçãoentre todas as partes do processo. Para isso, é necessário uma proposta curricular diferenciada para que se obtenha êxito.
A escola escolhida para a entrevista foi a Escola Municipal Nair Melo Franco Ribeiro, situada na zona rural do município de Vazante. Uma escola de pequeno porte, cerca de 100 alunos de Educação Infantil até o nono ano do Ensino Fundamental. A escolha da escola tem a ver coma proposta do trabalho, diversidade e inclusão. Por ser uma escola da zona rural, as diversidades são bastante constantes, por ser a única escola da região, logo, tem o dever de oferecer ensino de qualidade a todas as pessoas e para isso teve que se adequar a qualquer diversidade que aparece para ser atendida.
Projetos sobre diversidade e inclusão são constantes na escola, até mesmo para tornarum hábito a necessidade de aceitar as diferenças com uma maior tranqüilidade. Projetos sobre ética, terceira idade, racismo são os mais comuns. São trabalhados com todas as séries através de apresentações com fantoches, teatro, música e trabalhos dentro de sala de aula.
O preconceito, a discriminação e o bullying são assuntos que estão, inclusive em pauta na escola, pois, a escola recebeu nessesúltimos quinze dias cerca de 25 alunos vindos de um assentamento de Sem terras, perto do distrito de Vazamor, município de Vazante. São crianças de faixas etárias diferenciadas e também de níveis de escolaridade diferenciados. A primeira impressão dos alunos com a notícia desses novos integrantes à comunidade escolar não foi boa, teve comentários, apelidos, como “os sem terra”, por exemplo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANÁLISE EXPRESSA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, QUANTO A “DIVERSIDADE E INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS...
  • A inclusão de alunos com necessidades especiais
  • A importância da inclusão de alunos com necessidades especiais
  • INCLUSÃO E OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
  • Diversidade, Inclusão do aluno com necessidades especiais e Projeto Político-Pedagógico
  • O PAPEL DA ESCOLA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
  • O processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais.
  • O papel do educador infantil no processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!