Análise de uma mistura de carbonato e bicarbonato

Páginas: 9 (2025 palavras) Publicado: 13 de junho de 2012
Análise de uma mistura de carbonato e bicarbonato

Resumo

Um carbonato é um sal de ácido carbônico contendo o ânion carbonato CO32-, são sólidos, inodoros, exceto o de amônio e podem ser neutros, ácidos ou alcalino. Encontram-se em equilíbrio com os bicarbonatos, que são sais que contêm o ânion HCO3-, e quimicamente são resultantes de uma reação de salificação parcial. O bicarbonato desódio (NaHCO3) é uma mistura cristalina, solúvel em água e com sabor alcalino, apresenta-se como um pó branco, por aquecimento, perde gás carbônico. O NaHCO3 é um potente elemento tampão produzido pelo organismo e se for misturado a um ácido qualquer libera dióxido de carbono e água. Associado a essas duas espécies químicas, carbonato e bicarbonato, e secundariamente, aos íons hidróxidos, temos aalcalinidade que indica a quantidade de íons na água que reagem para neutralizar os íons hidrogênio. Tendo como objetivo determinar a alcalinidade total e as concentrações de bicarbonato e carbonato em uma amostra, foi necessário a realização de uma titulação com uma solução de ácido clorídrico, usando como indicador, azul de bromofenol para a determinação da alcalinidade total e a fenolftaleína parao teor de bicarbonato na amostra. Através das titulações obteve-se os parametros necesarios para calcular o teor de bicarbonato presente na amostra, que era o intuito do experimento , de posse desse valor pode-se concluir que amostra apresentava 37,2% impurezas.


Introdução


Um carbonato é um sal de ácido carbônico contendo o ânion carbonato CO32-, são sólidos, inodoros, exceto ode amônio e podem ser neutros, ácidos ou alcalinos. Por aquecimento os carbonatos ácidos, sólidos ou em solução, perdem o anidrido carbônico, originando um carbonato neutro. Os carbonatos neutros são pouco solúveis em água, mas decompõem-se facilmente por ação dos ácidos. Os carbonatos mais importantes são os de cálcio, de sódio, de potássio, e de amônio (BROWN, 2010).

Os carbonatosencontram-se em equilíbrio com os bicarbonatos, que são sais que contêm o ânion HCO3-, e quimicamente são resultantes de uma reação de salificação parcial. O bicarbonato mais importante é o bicarbonato de sódio.

O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é uma mistura cristalina, solúvel em água e com sabor alcalino, apresenta-se como um pó branco, por aquecimento, perde gás carbônico. O NaHCO3 é um potenteelemento tampão produzido pelo organismo e se for misturado a um ácido qualquer libera dióxido de carbono e água. É bastante usado como antiácido estomacal porque tem o poder de neutralizar o excesso de HCl do suco gástrico. O bicarbonato de sódio também é usado como fermento químico, na fabricação de extintores de espuma, no tratamento de água para piscinas como controlador de pH (agentetamponante), reagente de laboratórios, dentre outros (PORTANTIOLO, 2008).

Associado a essas duas espécies químicas, carbonato e bicarbonato, e secundariamente, aos íons hidróxidos, temos a alcalinidade que indica a quantidade de íons na água que reagem para neutralizar os íons hidrogênio. Pode-se definir esta como sendo a medição da capacidade da água de neutralizar os ácidos, servindo assimpara expressar a capacidade de tamponamento da água e sua condição de resistir a mudança do pH.

Valores muito elevados de alcalinidade podem ser indesejáveis em uma água a ser utilizada para fins industriais, uma vez que podem ocasionar problemas de formação de depósitos e corrosão, de acordo com a utilização desta água.


Objetivo

Utilizando o método da titulação e precipitação,determinar a alcalinidade total e as concentrações de bicarbonato e carbonato em uma amostra sintética.

MATERIAIS E REAGENTES:
- Água isenta de CO2
- Solução padrão de hidróxido de sódio 0,1 mol L-1
- Solução padrão de ácido clorídrico 0,15 mol L-1
- Solução de cloreto de bário 10 % m/m
- Indicadores azul de bromofenol e fenolftaleína
- Amostras (1,5 g / grupo)
- Béquer de 100 mL
-...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise de uma mistura de carbonato e bicarbonato
  • Determinação de carbonato e bicarbonato em misturas análise de soda cáustica
  • Analise Carbonato Bicarbonato
  • analise de uma mistura de carbonato e hidroxido
  • ANÁLISE DE UMA MISTURA DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO E DE CARBONATO DE SÓDIO
  • Bicarbonato e carbonato de sódio
  • Determinação de Carbonato e bicarbonato em barrilha
  • Misturas o bicarbonato com o vinagre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!