Análise de três contos de horacio quiroga: características da morte

Páginas: 6 (1358 palavras) Publicado: 22 de junho de 2012
Introdução



Este trabalho tem como objetivo, fazer uma reflexão critica sobre os contos de Horácio Quiroga.
O trabalho foi dividido em três partes:


1º parte:
Horacio Quiroga: sua vida e sua morte, que esta relacionada com características da sua existência.
2º parte:
Análise de três contos: refere-se à relação do autor com a morte.3º parte:
Considerações finais: apresentamos a visão geral do grupo sobre a pesquisa
































1. Horacio Quiroga: Sua Vida, Sua Morte.


Horacio Quiroga, escritor uruguaio é um dos grandes fundadores do conto moderno e um dos autores mais importantes da literatura hispano-americana em inícios do século XX. Desde oinicio de sua vida, a morte é uma presença constante.
Quiroga nasceu em trinta e um de Dezembro de 1878 em Sauto, Uruguai. Seu pai Prudêncio Quiroga, morre aproximadamente um ano depois de seu nascimento. Em 1891, Pastora (mãe de Quiroga) casa-se com Ascencio Barcos, que após alguns anos também falece.
Ester foi o primeiro amor de Quiroga, porém ambas as famílias eram contra o relacionamento,e antes de se casar ela falece. No dia do seu sepultamento Quiroga depositou uma rosa em seu túmulo.
Em 1902, Quiroga mata acidentalmente (com arma de fogo) seu amigo Federico Ferrando.
Em 1909, Casa-se com Ana Maria Ciros, e desta união tiveram dois filhos: Eglê e Darío. Após alguns anos, seus filhos se suicidam, e em 1915 sua esposa também se suicida com veneno.
Em 1927, se casa com MariaBravo, e em 1928 nasce sua filha Pitoca.
Em 1932, Quiroga e sua família se mudam para Misiones.
Em 1936, sua mulher o abandona e volta para Bueno Aires, pois não se acostuma viver isolada.
Em 1937, Quiroga sente-se mal e no hospital descobre que tem um câncer no estomago. No dia 19/02/1937 com 58 anos, na Argentina Quiroga suicidou-se com cianureto.
Seu enterro foi no dia 28/02/1937.
Noseu sepultamento a mão de Ester (seu primeiro amor) lhe presta uma homenagem depositando um buquê de flores em seu túmulo, como retribuição pela flor que ele havia depositado no túmulo de sua filha.
















2. Análise dos Três Contos:


Nesses contos, encontramos relações intensas entre o amor e as dores, que culminam sempre com a morte.
Em “O Travesseiro dePlumas”, Alícia (a esposa) nos faz lembrar de Alice no País das Maravilhas, pois é a típica mulher sonhadora, angelical, romântica que sonhava com um amor perfeito. Neste conto a morte se apresenta como resultado do amor e da dor.
Alicia esperava um casamento perfeito, um marido caloroso, porém logo percebeu que seu destino seria gélido, pois seu esposo era um homem que não dava demonstrações deafeto como ela esperava.
A carência afetiva, a frustração, a deixa tão abatida a ponto de adoecer. O sofrimento de Alicia demonstra o percurso da dor até atingir o fim trágico e cruel que é a morte.
O animal que estava dentro de seu travesseiro e sugou seu sangue aos poucos até a morte, também pode ser representado pelo seu casamento, que aos poucos foi destruindo seus sonhos de um maridoperfeito, carinhoso, uma vida perfeita, e foi definhando até acabar com sua alegria.
Em “A Galinha Degolada”, percebemos uma critica social contra a rejeição paterna e materna, pelo fato das crianças serem doentes. A compreensão, o carinho, o respeito, e o amor, deveriam ser fatores fundamentais para o fortalecimento dos laços familiares. O que não acontecem neste conto, pois as quatro criançasproblemáticas foram excluídas, pois eram a representação do sofrimento daquele casal, e toda frustração só é superada com o nascimento de uma menina sadia, que se tornam o centro da alegria.
Os quatro irmãos doentes fazem com a irmã Bertita o mesmo que viram a empregada fazer com a Galinha. Eles a degolam não por vingança, por ela ser a preferida dos pais, mas simplesmente por serem retardados. Eles...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • horacio quiroga
  • Horacio Quiroga
  • Horácio quiroga
  • Análise do conto infantil os três porquinhos
  • Análise do conto "A Máscara da Morte Rubra"
  • Análise do conto “os três reinos” de josé régio
  • Análise do Conto A Morte e o Rei, de Marina Colasanti
  • Horacio quiroga guerra de los yacares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!