ANÁLISE DE TEXTOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Páginas: 17 (4172 palavras) Publicado: 25 de fevereiro de 2015

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
Curso de Administração de Empresas
Campus - Lapa


EQUIPE OTIMISTAS
ISAAC COSTA NEVES ANDRADE
José Figueiredo e silva Júnior
Lara verena LordEllo DE OLIVEIRA
uENDERSON CONCEIÇÃO rOCHA




TRABALHO DE ESTRATÉGIA E COMPETITIVIDADE – ANÁLISE DE TEXTOS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO







Salvador
2013.1
EQUIPE OTIMISTAS
ISAAC COSTA NEVESANDRADE
José Figueiredo e silva Júnior
Lara verena LordEllo DE OLIVEIRA
uENDERSON CONCEIÇÃO rOCHA











TRABALHO DE ESTRATÉGIA E COMPETITIVIDADE – ANÁLISE DE TEXTOS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Pesquisa elaborada como requisito de avaliação parcial apresentado para a disciplina Gestão de Estratégia e Competitividade, do curso de Administração de Empresas da
UniversidadeCatólica do Salvador.
Orientador: Fernando Antônio de Souza Pereira


Salvador
2013.1
SUMÁRIO
1. Cap. 10 - O Plano Estratégico 4
2. Cap. 11 - Metodologia do Planejamento Estratégico 8
3. Texto - Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica 14
4. Referências 17

















1. Cap. 10 - O Plano Estratégico
O Plano Estratégico devemencionar os fundamentos sob os quais foram realizados, e as premissas que influenciaram na sua construção. Estabelecendo metas quantitativas ou qualitativas a serem atingidas em um determinado momento, pois, estas metas irão ser os alicerces para a implementação da estratégia, permitindo um acompanhamento ao longo do tempo. Um requisito básico para as metas é estabelecê-las em (percentagem oupercentual), tornando mais fácil a visualização sobre o alcance das mesmas. Os objetivos estabelecidos têm que ser mantidos em um dado período.

Fixar metas e objetivos com valores numéricos deve-se atender alguns critérios: a escolha e fixação devem decorrer diretamente das estratégias adotadas; estratégias sem objetivos e metas a elas associadas não tem como serem verificadas, tornando-se merasdeclarações de intenção; objetivos e metas que não decorrem diretamente de alguma estratégia não fazem sentido para a organização, são nocivos, pois desviam recursos e atenção para realizar objetivos e metas que não tem ligação com o objetivo principal; os objetivos não devem ser fixados em valores tão altos que sejam considerados inatingíveis, na opinião da maioria, desanimam os responsáveis por suaconsecução, não sendo eficazes para energizar e motivas as pessoas; objetivos e metas muito fáceis de serem alcançados são inúteis, pois não estimulam as pessoas o suficiente para se esforçarem em conquista-los.

As metas e os objetivos da organização devem seguir a linha stratching goals (objetivos de elástico-esticados), fazendo a instituição esforçar-se ao máximo para galgar seus resultados, semesquecer que é necessária a existência de um controle para medir e verificar como encontrasse o andamento das metas.

Um roteiro benévolo carece de um documento que sintetize as considerações e conclusões dos trabalhos, visando orientar os processos e a estruturar minimamente os escritos, selecionando criteriosamente os itens que realmente façam sentido para a sua realidade e para a profundidade doexercício realizado.
Uma descrição adequada é a classificação por ordem decrescente, prioritário, altamente recomendável, recomendável, indicativo e eventual.
Apresentando assim, a urgência de cada ação, os prioritários devem ser cobertos obrigatoriamente, os altamente recomendáveis e os recomendáveis podem ser incluídos como melhorias metodológicas nos ciclos subsequentes de revisão eaprofundamento estratégico. Os itens indicativos e eventuais poderiam ser incluídos em novos ciclos de revisão estratégica e de aprofundamento metodológico.

Cada uma das áreas estratégicas identificadas deverá ter também seu plano estratégico específico. São esses planos que fornecem as diretrizes, as ações e o acompanhamento gerencial e físico-financeiro de cada área. Os estabelecimentos que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise de Planejamento Estratégico
  • Planejamento estratégico e análise swot
  • Análise do planejamento estratégico do stj
  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: ANÁLISE SWOT
  • Analise Swot
  • Análise do Planejamento Estratégico da Natura
  • Análise Planejamento Estratégico Natura
  • Análise do Planejamento Estratégico de RH na CAIXA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!