Análise de teoria de localização industrial

Páginas: 11 (2701 palavras) Publicado: 30 de julho de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
“Julio de Mesquita Filho”
CAMPUS DE OURINHOS





Gabriel da Silva Cunha
Rafael Picinato






ANÁLISE SOBRE S FORÇAS DE AGLOMERAÇÃO E POLARIZAÇÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL








Atividade apresentada ao Profº Dr. Clerisnaldo, como parte avaliativa integrante da disciplina de Geografia Econômica, ministrada no 1º semestre de 2014.OURINHOS-SP
Julho/2014
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é parte do seminário proposto na disciplina de Geografia Econômica e tem como objetivo abordar a lógica de aglomeração e polarização da organização da produção industrial nos mais diversos territórios e aspectos.
A geografia se mostra muito útil e necessária para analisar certos conceitos da economia, pois podem trazer luza questões puramente teóricas, como por exemplo, foi reconhecido pela economia a existência de forças de concentração e aglomeração, porém só a geografia é capaz de espacializar esses fenômenos e estabelecer relações entre essas forças e o espaço, dando função e modificando sua lógica e sua interação com outros lugares e inclusive modifica a vida social que é influenciada por essas grandesconcentrações.
O autor utilizado como base para esta análise é Claude Monzagal, em sua obra: Lógica do espaço industrial, necessária para estudantes e geógrafos no entendimento mais profundo das relações ocorrentes no espaço, principalmente no âmbito produtivo que muito tempo ditou a organização do espaço e das forças de trabalho, e diga-se de passagem, até o momento atual talvez, em confronto com àsteorias que consideram o consumo como um modelador de nossos tempos, mas por enquanto nos atentemos as forças produtivos, especificamente a organização industrial.

2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Atração de demanda e Potencial de mercado
No capitalismo a organização do espaço, da sociedade e do trabalho estão inseridas na lógica da acumulação, portanto são postas a serviço do lucro das grandescorporações, neste primeiro momento, logo no início do século XX as indústrias já tinham sua distribuição ajustadas às do mercado, pelo menos em pequena escala (MANZAGAL, 1985), ou seja, a proximidade com a demanda é essencial, para esta época com pouco aparato informacional, para que a produção industrial abasteça os mercados de maneira ágil, como pede a lógica de acumulação.
Chamamos de centro degravidade a localização central que varia em função da demanda, poder aquisitivo e uma espécie de interação espacial entre alguns pontos. Dessa maneira Harris, 1954 calculou o potencial de mercado, nos atendo a distância entre dois centros ponderado com sua população e renda local. Temos dessa forma:
Assim, este autor diz que a atração de mercado é importantíssima principalmente para as indústriascom alto valor acrescido, pois estas necessitam de um mercado sólido para assegurar o escoamento de sua produção para o consumo, veja o exemplo onde maior potencial de mercado encontra-se em Nova York, mas Cleveland tem o suprimento mais econômico (MANZAGAL, 1985), já que uma distância longa entre a localização da produção industrial e o grande mercado e demanda da Nova York torna-se mais custoso,Cleveland por ser uma cidade menor oferece maior proximidade das matérias-primas o que pode representar maior economia.
Quando falamos da demanda devemos levar em consideração sua relação com a escala, por exemplo, em um mercado local é preferível que a localização produtiva seja o mais próximo possível, tanto dos suprimentos, quanto da demanda, pois uma distância maior traria mais custos o quenão seria vantajoso para a empresa. Porém quando levamos em consideração uma grande corporação que atende uma demanda em escala global, como a Coca-cola, é possível uma descentralização de sua produção em nível mundial, porém os custos não são um fator determinante graças a alta demanda de seus produtos. Conclui-se que o potencial de mercado não depende somente da localização da indústria, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teorias da Localização Industrial aplicada à zona Industrial do Lubango
  • Localizacao industrial
  • Teoria de localização
  • A Questão da Localização Industrial
  • LAYOUT INDUSTRIAL E LOCALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO
  • Fatores de Localização Industrial
  • A questão da localização industrial
  • A localização industrial no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!