Análise de Sagarana

Páginas: 10 (2296 palavras) Publicado: 6 de setembro de 2013
INTRODUÇÃO


Em carta a João Condé, atendendo a um pedido dele, disse Guimarães Rosa que, ao iniciar a composição de Sagarana, trabalhou com a intenção de colocar nele sua concepção-do-mundo, mas com arte, histórias que fossem adultas, mas que tivessem também algo daquelas fabulosas narrativas da Carochinha. Procurou esquecer todos os passados limites e regras porque, segundo ele, “na panelado pobre, tudo é tempero” e “um rio sem margens é o ideal do peixe”. Ao escolher o espaço, disse que podia escolher milhares, mas preferiu o pedaço de Minas Gerais por ser mais seu. Acrescenta que o livro foi escrito no quarto, em que ficou “horas de dias”, quase sempre na cama, escrevendo a lápis, durante sete meses de exaltação. Depois esperou durante sete anos tudo aquilo descansar. Em cincomeses do ano de 1945, Rosa retrabalhou os textos que foram finalmente publicados em 1946.














Capítulo I – A composição da obra Sagarana.

"Como escritor, não posso seguir a receita de Hollywood, segundo a qual é preciso sempre orientar-se pelo limite mais baixo do entendimento. Portanto, torno a repetir: não do ponto de vista filológico e sim do metafísico, no sertãofala-se a língua de Goethe, Dostoievski e Flaubert, porque o sertão é o terreno da eternidade, da solidão (...). No sertão, o homem é o eu que ainda não encontrou um tu; por ali os anjos e o diabo ainda manuseiam a língua".

Sagarana é um livro de Guimarães Rosa, composto de nove contos. Foi publicado em 1946 e a primeira versão foi por ele inscrita no Concurso Humberto de Campos, da livraria JoséOlympio, sob o título de Contos, em 1938, e que assinou sob o pseudônimo de Viator. Essa publicação foi premiada com o segundo lugar no concurso, perdendo para Maria Perigosa, de Luís Jardim.
É a primeira publicação que não foi posteriormente renegada pelo autor. Os textos exemplificam bem o estilo do autor, a sua linguagem inovadora e os seus temas, atrelados à vida rural de Minas Gerais.
Otítulo, Sagarana é formado por um hibridismo: "saga", radical de origem germânica que significa "canto heróico", "lenda"; e "rana" palavra de origem indígena que quer dizer “à maneira de” ou “espécie de”. Assim Sagarana significa seria algo próximo a : "próximo a uma saga".
João Guimarães Rosa combina e recombina habilmente as informações do meio, confundindo lugares e paisagens, mesclando o real, oimaginário e o lendário em sua obra. Não é um livro regionalista já que não se limita a uma localidade especifica.
O livro é composto pelos seguintes contos:
O Burrinho Pedrês - A volta do marido pródigo - Sarapalha - Duelo - Minha Gente -
São Marcos - Corpo Fechado - Conversa de Bois - A hora e vez de Augusto Matraga.








1.1. Resumo do conto: A Volta do marido pródigo

Euláliode Souza Salãthiel trabalhava para Seu Marra, mas sempre chegava atrasado e vivia enrolando para não fazer o serviço. Um dia, na hora do almoço, discursou mais que o habitual sobre as maravilhas do Rio de Janeiro. Todos sabiam que era muito esperto, mas como não percebia que o Ramiro espanhol estava dando em cima de sua mulher?
       Pela manhã Lalino foi atrás de algum dinheiro, deu um abraçoapertado em Maria Rita e partiu para o Rio de Janeiro. Um mês depois da ida de Lalino Maria Rita ainda vivia chorando em casa. Três meses passados, Maria Rita estava morando com o espanhol.
      Depois de seis meses, o dinheiro de Lalino acabou e a saudade bateu. Resolveu voltar à sua terra. Maria Rita não quis nem vê-lo. Ramiro não quis receber o dinheiro que havia lhe emprestado para aviagem. Lalino, então, encontrou seu Oscar, filho do Major Anacleto, chefe político do distrito, que lhe arrumou emprego como cabo eleitoral. Passou a trabalhar, mas não deixou de aprontar das suas.
      Certo dia teve uma recaída e pediu para seu Oscar procurar por Ritinha. Mas, lá chegando, seu Oscar intercedeu foi por ele mesmo. Ritinha ficou furiosa e acabou revelando que gostava mesmo do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sagarana
  • Sagarana
  • Sagarana
  • Sagarana
  • sagarana
  • Sagarana II
  • Resenha Sagarana Antônio Cândido
  • Resumo o burrinho pedrês (sagarana)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!