ANÁLISE DE RISCOS E ACIDENTES EM ABATEDOURO CLANDESTINO DE FRANGO

Páginas: 15 (3555 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
FACULDADE TEÓLOGICA E FILOSOFICA RATIO


Aluno
ALAN KARDER FERNANDES DA SILVA
Professora
Dra: Lucili Grangeiro Cortez










ANÁLISE DE RISCOS E ACIDENTES EM ABATEDOURO CLANDESTINO DE FRANGO
























Fortaleza
2014
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Neste trabalho tentaremos mostrar de modo claro algumas situações relacionadas à segurança dotrabalho, especificamente no setor de abate de frango clandestino, observando todo o processo desde a chegada até o abate final, analisando o paralelo saúde-doença em trabalhadores deste setor, apresentando algumas causas de doenças como o elevado esforço físico, ás atividades repetitivas, o trabalhador exposto ao ruído excessivo, à postura inadequada no desempenho de algumas funções, a fadigadevido ao esforço e tempo de exposição, as diferentes temperaturas existentes, resultando assim em doenças físicas, sociais, ocupacionais, químicas, entre outras.
A pesquisa foi realizada em um abate clandestino de frango, conhecido como “Ponto de frango A Viúva”, situado no bairro Granja Portugal, em Fortaleza/no Estado do Ceará.
Observamos o trabalho desenvolvido pelo abate clandestino de frango emquestão relacionamos as Normas Regulamentares vigentes, que norteiam o desenvolvimento das atividades das empresas do setor.
Neste trabalho trataremos de algumas discussões relacionadas à segurança do trabalho, pretendendo identificar os riscos e acidentes no setor abate de frango clandestino, o tema dado a esse trabalho disponibilizara de soluções para uma politica de segurança do trabalhochamando a atenção dos trabalhadores que estão expostos aos riscos e acidentes do setor abate de frango.
Embora as pesquisas mostrem o Brasil como um dos maiores exportadores de frango do mundo os Pais ainda caminha de modo muito lento, quando a questão é segurança do trabalho, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de acidentes detrabalho. Mesmo com toda modernização e automatização na política de segurança do trabalho, torna-se difícil ser aplicada quando a empresa esta fora do padrão de formalidade, ou seja, uma empresa legalizada.



1. O ABATE CLANDESTINO DE FRANGO

O abate clandestino de frango é realizado em uma empresa “normalmente de grande ou médio porte”. De acordo com a Lei Federal n° 8.137/90, o abateclandestino é uma atividade ilícita considerada crime contra as relações de consumo.
Para Alves (2001) o abate clandestino, é realizado em uma empresa que não está sob inspeção da Vigilância Sanitária e que sonega impostos. O abate de frango segue diretrizes do Ministério da Agricultura Pecuária Abate (MAPA) contido na RIISPOA/52, na IN n° 3/00 e na Portaria n° 210 de 10 de novembro de 1998, que dispõesobre o regulamento técnico da inspeção tecnológica e higiênico-sanitário de carne e aves. (MAPA, 1952; 2000; 1981)
Realizado nas grandes capitais e regiões metropolitanas, o abate clandestino se encontra instalado em pequenas residências. O abate clandestino de frango não segue as normas de higiene, funciona de forma irregular e sem a permissão e a fiscalização da Agencia Nacional da VigilânciaSanitária (ANVISA) e sem o alvará de funcionamento, que é um documento de extrema importância cedido pela Secretaria Municipal de Finanças Publicas (SMFP) para quem necessita abrir qualquer tipo de estabelecimento independente do ramo.
A instalação do abate clandestino é outro ponto importante a ser observado. Percebe-se que as estruturas são totalmente inadequadas, conforme as normas doMinistério da Agricultura Pecuária Abate (MAPA), do Sistema de Inspeção Federal (SIF) e do Programa da Sanidade Avícola (PNSA) que zelam pelo cumprimento das normas de sanidade e da vigilância quanto às condições sanitárias, tornando possível o controle. A falta de equipamentos para o uso dos empregados tem contribuído para o aumento de acidentes e doenças, como a inalação de poeira por falta do uso de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise de riscos e acidentes
  • Análise de risco e investigação de acidente
  • Análise dos riscos de acidentes no local de trabalho
  • Analise de riscos de acidentes em fundações utilizando o equipamento perfuratriz
  • Geoprocessamento como ferramenta de analise integrada de riscos de acidentes industriais
  • riscos de acidentes
  • Risco de Acidentes
  • risco de acidente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!