Análise de risco marcenaria

Páginas: 16 (3781 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2011
Introdução

A preocupação com o bem-estar, a saúde e a segurança do ser humano no trabalho, seja ele pesado ou leve, vem se acentuando no decorrer dos últimos anos, pois, quando o trabalho representa apenas uma obrigação e/ou uma necessidade, a situação é desfavorável tanto para o empregado quanto para o empregador.
A Marcenaria HMDL estudada localiza-se em município do interiordo estado do Rio de Janeiro. Especificamente em Quatis na Rua José Pereira Duarte. Fabrica pallets e pequenos móveis como cadeiras e banco que são fabricados com o material que sobra dos pallets.
Possui um turno de funcionamento das 8h00 às 18h00, com intervalo para refeições de 12h00 às 14h00 e um descanso semanal aos sábados e domingos. A marcenaria conta com um galpão com ventilação eiluminação adequada. Possui janelas laterais, favorecendo a iluminação natural, que é predominante.
Toda a produção utiliza madeira reflorestada e certificada pelo FSC Brasil, que é o Conselho Brasileiro de Manejo Florestal.

[pic][pic]

[pic] [pic]
[pic]

Emprega atualmente 30 funcionários. Que atuam nos setores:
Escritório funciona o departamento pessoal 1funcionário, financeiro e compras 1 funcionário e atendimento ao cliente 3 funcionários
Refeitório local que os funcionários utilizam para fazer suas refeições ( a empresa fornece café da manhã e almoço para todos através de um serviço terceirizado).
Área de lazer é um espaço construído para os funcionários utilizarem nos intervalos com mesas e cadeiras, jogos de tabuleiro e espaço paraleitura.
Depósito químico são armazenados os produtos químicos utilizados na fabricação dos pallets e dos móveis os funcionários da sala de verniz/secagem são responsáveis por esse setor.
Depósito de madeira são armazenadas as madeiras para a fabricação dos pallets 2 funcionários são responsáveis.
Depósito ferramenta são armazenadas as ferramentas de precisam e os funcionários responsáveis são os quetrabalham no depósito de madeira.
Produção as máquinas utilizadas na execução das atividades dentro das marcenarias estão descritas a seguir:

Serra de destopo Utilizada para destopar e esquadrilhar madeira. Sendo 2 funcionários que utilizam esta máquina.

Desempenadeira: utilizada para desempenar, nivelar a superfície da madeira, dotada de um eixo contendo navalhas.Serra circular Utilizada para serrar madeira ou derivados em cortes retos, por meio de uma serra circular dentada acoplada a uma mesa de corpo fixo.

Furadeira horizontal Utilizada para fazer furos e cavas em peças de madeira e encaixes de espigas ou cavilhas.

Serra de fita: máquina destinada a recortes externos, retos e curvos, composta de uma lâminaestreita, flexível, dentada e sem fim.

Tupia Utilizada para fazer molduras, rebaixamentos, ranhuras, perfis, canais, entre outros. As ferramentas de corte utilizadas na tupia são as facas, os discos dentados e as lâminas circulares dentadas.

Prensa: Sendo utilizada por 1 funcionário.

Os funcionários que fazem parte da produção são:
3 Marceneiro
3 Operador demáquina
4 Auxiliar
2 Serrador
1 Encarregado
Montagem neste setor são realizadas as montagem dos pallets e dos móveis vendidos na loja. 3 funcionários exercem essa função.
Acabamento neste setor são feitos os acabamentos e a finalização das peças, neste setor trabalham 2 funcionários.
Sala de verniz e secagem local onde os materiais acabados passam por envernização, esta sala possui sistema deexaustão trabalham 2 funcionários que revezarão mensalmente devido ao grande risco químico com os funcionários do depósito, montagem e acabamento.
Depósito de pallet ficam armazenados os materiais prontos (pallets) 1 funcionário é responsável pelo setor.
Depósito de móveis fica armazenado o material para ser vendido na loja 1 funcionário é responsável pelo setor.
Loja comercializa os moveis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Riscos marcenarias
  • PREVENÇÃO DE RISCOS EM MARCENARIA
  • Marcenaria: análise ergonômica
  • Analise de Riscos
  • Análise de riscos
  • Análise de riscos
  • Analise de Risco
  • Analise de risco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!