Análise de Risco de uma Empresa Sustentável: Estudo de Caso de uma Empresa de Usinagem Industrial

Páginas: 17 (4085 palavras) Publicado: 16 de março de 2014
Análise de Risco de uma Empresa Sustentável: Estudo de Caso de uma Empresa de Usinagem Industrial

Resumo

A pesquisa apresenta os riscos que uma empresa de pequeno porte tem ao realizar investimentos para conquistar certificados ambientais visto que empresas sustentáveis têm um diferencial perante seus concorrentes uma vez que é apoiada pela sociedade e pelos seus investidores. Muitasempresas têm buscado se tornar sustentável; e para isso algumas, necessitam de investir e planejar para saber se é possível o investimento, analisando seus índices econômicos e seus bens e direitos. No entanto para as informações serem confiáveis é necessário haver um bom controle interno de seus processos, bens e obrigações. Em relação às informações obtidas foram realizados quatro tipos de pesquisa:entrevista, documental, bibliográfica e estudo de caso. Com esse um universo de pesquisa de empresas privadas de pequeno porte e a amostra de uma empresa de usinagem industrial; coleta de dados através de entrevista com empresários, balanços da empresa, livros e revistas sobre o assunto abordado. A empresa foi criada através de um convite de um amigo de profissão, que ao longo dos anos foicrescendo, até que em um determinado momento com o demandar de serviços e obrigações a pagar, não conseguiu quitar suas dívidas, levando a tomar atitudes que foram consideradas suspeitas pela receita federal que acabou confiscando os balanços dos anos de 2010 e 2011. Houve grande dificuldade em conseguir os dados da empresa pesquisada, pois não era realizado controle das obras e imobilizado, então foicriado o controle de bens da empresa, visto que era necessário para análises de risco. Assim com os dados em mãos pôde fazer a análise e identificar dois cenários: um com controle de imobilizado e outros sem controle de imobilizado; nesse último a empresa não poderia realizar o investimento e correu risco de liquidação e no outro ela suportaria com facilidade o investimento realizado compossibilidade de serem feito outros investimentos ou tomado outras decisões.

1 – Introdução
A pesquisa tem por objetivo informar os riscos que as empresas de Pequeno porte e microempresas têm ao aceitar o desafio de ser uma empresa sustentável e trabalhar dentro das normas exigidas pelos órgãos ambientais. Verificamos que as empresas estão mudando a maneira de ver a sustentabilidade e seus investimentos,e percebendo que com isso elas vêm se destacando cada vez mais no mercado.
Ao longo da pesquisa notou-se a necessidade de realizar um inventário de bens da empresa pesquisada, pois não havia controles patrimoniais nem de investimento em benfeitorias ou reformas, pelo fato de não ser possível visualizar em seu Balanço Patrimonial os bens e investimentos a ela pertencentes. Assim foi identificadoa oportunidade de mostrar as dificuldades encontradas no controle de imobilizado em empresas desse porte, pois para controlar os investimentos é necessário um bom domínio da legislação vigente de maneira que possa contabilizá-lo corretamente, demonstrando aos seus usuários o que efetivamente está ocorrendo na empresa.
Com o desenvolver do trabalho, vamos apresentar o valor real do controlepatrimonial da empresa, conscientizando à respeito da importância do controle dos bens e investimentos.
Atualmente encontramos muitos assuntos relacionados à sustentabilidade informando as maneiras adequadas de se utilizar a natureza sem conseqüências para o planeta e para as futuras gerações. Mas, qual é o preço da sustentabilidade para as empresas, já que há consequências. Quais os riscos que asempresas suportam para fazerem esses investimentos e a manutenção de projetos sustentáveis? A pesquisa realizada tem o intuito de mensurar esse risco avaliando os investimentos feitos para conseguir licenças ambientais, buscando focar o valor investido versus patrimônio líquido da empresa na data do investimento, verificando assim o risco que a empresa teve ao entrar em liquidação, tendo em vista...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de caso
  • ESTUDO DE CASO: WALMART EMPRESA SUSTENTÁVEL DO ANO DE 2009
  • ANÁLISE TRIBUTÁRIA: Estudo de caso na empresa Comercial JJ
  • Estudo de caso
  • ANÁLISE DOS INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS DE UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA TIM
  • Estudo de caso da empresa braspress
  • Estudo de caso empresa 3m
  • Estudo de caso interdisciplinar na empresa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!