ANÁLISE DE REPORTAGENS - TEORIAS DO JORNALISMO

Páginas: 9 (2156 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013











TRABALHO DE TEORIA DO JORNALISMO
ANÁLISE DE REPORTAGENS









SUMÁRIO
1. Introdução
2. Análise da reportagem: Revista Istoé
2.1 . Autores da matéria “A grande batalha de LULA”, na Revista “Isto É”
3. Aplicação das teorias do jornalismo
3.1. Organizacional/ideológica
3.2. Gatekeeper3.3. Agenda Setting

4. Valores-notícia encontrados de acordo com Galtung e Ruge

5. Valores – notícia encontrados, de acordo com Jorge Pedro Sousa

6. Reportagem da revista VEJA: Os bastidores da luta de Lula contra o câncer

6.1 Teoria do espelho

7. Conclusão
















1. Introdução
Neste trabalho, queremos identificar como as notícias são construídas.


2.Análise da reportagem sobre a doença do ex-presidente Lula da revista Istoé:

Acreditamos que um dos motivos para a revista Istoé assumir uma postura a favor do governo seja para diferenciar seu conteúdo das outras grandes revistas em circulação, que têm tendências de direita.
Incorpora-se à reportagem valores positivos para o presidente. Na capa, letras garrafais destacam “a grande batalha deLula”. As outras manchetes de capa contam a história de luta do ex-presidente em busca da cura do câncer.  A foto escolhida mostra o Lula com cara de esperança, olhando para o alto, sorridente. A cor da capa é verde, provavelmente por que está associada à esperança.

Antes da reportagem principal, outras questões nos chamaram a atenção.  Há uma chamada para a página online da revista, com umaentrevista com o fotógrafo oficial do ex-presidente (Ricardo Stuckert), destacando características positivas, tais qual “ele é um exemplo. Eu aprendo todo dia com ele.”

A reportagem: Retrata um Lula sorridente e otimista. Logo na primeira foto, ele aparece olhando para o céu, destaque para o fundo verde novamente. Imagens do Lula confiante, com a equipe médica e esposa.

O texto começadestacando a convivência familiar do ex-presidente. Comove a narrativa da suspeita de algo errado, de quando os médicos o examinam, a expectativa do diagnóstico, a revelação deste, e a reação dos familiares, sempre destacando a força do Lula (“Marisa se desesperou. Desabou no choro, amparada por Lula.”)

Nas páginas seguintes, sucessões de fotos que mostram um Lula sorridente até no leito do hospital,e a preocupação em passar as informações sobre sua doença ao povo brasileiro (“De imediato, Lula comunicou (...) que não iria sonegar dos brasileiros nenhum detalhe do tratamento”.)

Infográficos explicando em detalhes como é a doença e como será o tratamento.

Partes do texto destacam como será árdua a luta do ex-presidente. Fazem até a associação de mudança de rotina do Lula querido ecarismático, que viajava dando palestras pelo mundo, à sua nova realidade, de “difíceis e dolorosas sessões e quimioterapia”.

O que chamou mais a atenção do grupo foi o excesso de adjetivos utilizados em relação ao ex-presidente (“difíceis e dolorosas sessões...”, “dono de uma trajetória marcada pela superação”, “comoção popular”, “confiante” etc). Para se ter uma ideia, a palavra “forte” aparece8 vezes.

Os apelos emocionais são diversos. Entrevistas com parentes expressam sua coragem e determinação. Uma das filhas, inclusive, fala sobre a proximidade com o pai, que já esteve com ele falando sobre “Corinthians e eleições”.

Histórias vencedoras de outros políticos que enfrentaram o câncer fazem parte de outro infográfico. Destaque para o ex-vice presidente José Alencar, que écitado como exemplo de luta e superação a ser seguido por Lula


2.1 . Autores da matéria “A grande batalha de LULA”, na Revista Istoé
Sérgio Pardellas e Mônica Tarantino

Como já destacado anteriormente no trabalho a reportagem de capa da Revista Istoé feita por Sérgio Pardellas e Mônica Tarantino, retrata de forma positiva a luta do ex-presidente da República contra o câncer na laringe....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tcc jornalismo teoria
  • Análise Fílmica
  • A Reportagem E O Jornalismo
  • Livro-reportagem: jornalismo ou literatura
  • Análise da reportagem
  • Teoria da reportagem
  • Teorias do Jornalismo
  • Teorias do Jornalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!