Análise de propaganda

Páginas: 8 (1778 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
curso de letras
Evanê Ferreira Ribeiro de Souza

Produção textual interdisciplinar individual
Intertextualidade entre Publicidade e a Literatura

Macaúbas
2012

EvAnê Ferreira Ribeiro de Souza

PRodução textual Interdisciplinar individual
Intertextualidade entre a Publicidade e a Literatura

Trabalho apresentado ao Curso de Letras daUNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Língua Portuguesa III: Leitura e produção de textos; Morfossintaxe III; Literaturas de língua portuguesa; Linguística formal, textual e semiótica; Seminário IV
Profs: Ana Paula Silveira, Celso Pagnan, Lilian Salete, Eliza Nantes
Tutora eletrônica: Rosângela Rodrigues Sawasaki
Turma: A
Unidade: Polo de Macaúbas

Macaúbas
2012INTRODUÇÃO:

O presente trabalho é uma produção textual tendo como objeto de análise uma publicidade baseada no conto literário dos Irmãos Grimm, a Rapunzel a qual tinha cabelos longos e era aprisionada na torre mais alta do castelo, característica fundamental para essa narração se adequar de maneira apropriada na produção da publicidade divulgada pela L’oréal, empresa de cosméticos que tem comofinalidade de divulgar um xampu antiquedas. Sabe-se que as empresas se valem das propagandas para fortalecer e expandir seu comércio, propagando seus produtos, portanto buscam cada vez mais convencer o público com suas divulgações persuasivas.
Nesta análise serão abordados vários fatores como: o contexto para o qual a propaganda foi produzida (a agência, o objetivo, público, as camadas sociais);as características marcantes nas linguagens verbais e não verbais; a intertextualidade fenômeno linguístico muito estudado e explorado dentro da textualidade; a hibridização recurso que mescla gêneros e sugestões de como trabalhar esta publicidade em sala de aula.

DESENVOLVIMENTO:

A propaganda anexada foi anunciada pela L’oréal, empresa de cosméticos fundada em Paris capital da França em1907, e hoje se encontra em mais de cem países, inclusive no Brasil, país para o qual a propaganda foi divulgada, usando como suporte a revista “Contigo” que é lida geralmente por mulheres, de classes médias e altas. O objetivo da publicidade é demonstrar e vender o xampu antiquedas para o público feminino com problemas de quedas de cabelos.
É uma propaganda bem elaborada, criativa e convincente,adaptada na narrativa da Rapunzel para exibir o xampu antiquedas usando a linguagem verbal e não verbal. Na linguagem não verbal se ver no plano de fundo da imagem uma expressão marcante, tanto no conto como para a publicidade, que é o aspecto da noite, momento esse em que o príncipe visitava a Rapunzel. O lusco-fusco fez-se o jogo das cores, a cor branca representando as nuvens iluminadas pelalua e as cores sombrias, a escuridão, da noite, transparecendo assim em primeiro plano o produto divulgado, a torre e as expressões verbais que complementam a mensagem informada.
O cosmético é situado na altura da torre com perfeita visualização remetendo a ideia de alta qualidade, e considerando o seu formato na posição que se encontra semelha a forma da torre que estar se destacando comcoloração amarelo ouro envelhecido, caracterizando a época dos reinados cujas habitações eram os castelos, e era exatamente na torre do castelo onde ficava a Rapunzel que jogava sua enorme trança de cabelos loiros para o príncipe subir que um dia se deu mal com a perversidade da bruxa e acabou caindo, mas a publicidade transmite que usando o xampu pode se dar bem, a queda é evitada tornando assim oscabelos fortes, resistentes e capazes de sustentar até mais de um príncipe.
Há associações significantes nos tons rosa (claro e escuro) da embalagem do xampu, a palavra “Pink” é rosa em inglês, logo as palavras da embalagem estão escritas em inglês de cor Pink, e o rosa claro é semelhante à cor do vestido da princesa, essa cor significa feminilidade e essa passa a impressão de suavidade, ternura,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise propagandas
  • Análise de Propaganda
  • Análise de Propagandas
  • Análise de Propagandas
  • Analise propaganda
  • Análise da propaganda
  • Análise de propaganda
  • Analise de Propagandas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!