ANÁLISE DE PRÁTICA PEDAGÓGICA CONTINUADA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA VISÃO DA UTILIZAÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO VISUAL (CARTAZ)

Páginas: 26 (6496 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
Interdisciplinaridade no Ensino de Biologia
Os temas transversais e a questão da interdisciplinaridade são maneiras de se trabalhar o conhecimento e que tem como objetivo principal reintegrar os assuntos que ficaram isolados uns dos outros por disciplinas. Assim, será mais fácil fazer o aluno aprender e ter uma visão mais ampla da realidade.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem algumassugestões de temas transversais e interdisciplinar e os caracteriza como temas que "tratam de processos que estão sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano. São debatidos em diferentes espaços sociais, em busca de soluções e de alternativas, confrontando posicionamentos diversos tanto em relação à intervenção no âmbitosocial mais amplo quanto à atuação pessoal. São questões urgentes que interrogam sobre a vida humana, sobre a realidade que está sendo construída e que demandam transformações macrossociais e também de atitudes pessoais, exigindo, portanto, ensino e aprendizagem de conteúdos relativos a essas duas dimensões". Estes temas, segundo os PCN’s têm a ver com a realidade. Outra característica é que abremespaço para o conhecimento que o aluno traz da sua casa e que também vai ser válido para os temas transversais e para a aprendizagem escolar.
Já a questão interdisciplinar é quando encontramos assuntos e temas que podem ser trabalhados nas diferentes matérias da escola, buscando uma forma de todas compartilharem do mesmo conhecimento. As relações que acontecem nas disciplinas são causa e efeitoda interdisciplinaridade.
Quando é trabalhado a interdisciplinaridade os interesses de cada matéria são preservados, os temas transversais e a questão interdisciplinar buscam uma forma de atingir o máximo de conhecimento possível, buscando sempre o melhor do aluno. Só faz sentido trabalhar os temas transversais através de projetos que unam todas as disciplinas, nem que seja por área deconhecimento.
A questão interdisciplinar nas ciências passou por vários momentos, o primeiro deles no início da década de 70 quando havia apenas a definição e explicação do termo, depois, na década de 80, passou para a fase de como por em prática o conhecimento interdisciplinar. A interdisciplinaridade busca a construção de um conhecimento geral e não apenas de uma disciplina isolada. Para isso,transformar os conteúdos em comuns não seria suficiente, tinha que ser feito projetos para se chegar a essa interação.
Segundo Ana Rosa Abreu e Maria Cristina Ribeiro Pereira, autoras do Projeto Tema Transversal e Ética, “a interdisciplinaridade se desenvolveu em diversos campos e, de certo modo, contraditoriamente, até ela se especializou, caindo na armadilha das ciências que ela queria evitar. Naeducação ela teve um desenvolvimento particular. Nos projetos educacionais a interdisciplinaridade se baseia em alguns princípios, entre eles:
1o - Na noção de tempo: o aluno não tem tempo certo para aprender. Não existe data marcada para aprender. Ele aprende a toda hora e não apenas na sala de aula.
2º - Na crença de que é o indivíduo que aprende. Então, é preciso ensinar a aprender, a estudaretc. ao indivíduo e não a um coletivo amorfo. Portanto, uma relação direta e pessoal com a aquisição do saber.
3º - Embora apreendido individualmente, o conhecimento é uma totalidade. O todo é formado pelas partes, mas não é apenas a soma das partes. É maior que as partes.
4º - A criança, o jovem e o adulto aprendem quando têm um projeto de vida e o conteúdo do ensino é significativo para eles nointerior desse projeto. Aprendemos quando nos envolvemos com emoção e razão no processo de reprodução e criação do conhecimento. A biografia do aluno é, portanto, a base do seu projeto de vida e de aquisição do conhecimento e de atitudes novas.”
A metodologia do trabalho interdisciplinar implica em:
1º - integração de conteúdos;
2º - passar de uma concepção fragmentária para uma concepção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: ANÁLISE DE PRÁTICA PEDAGÓGICA CONTINUADA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: Uma análise dos recursos didáticos para aplicação do sermão
  • Projeto de Estágio
  • Relatório de Estágio Supervisionado Prática Pedagógica I
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
  • A UTILIZAÇÃO HIPERTEXTOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
  • Estágio supervisionado de coordenação pedagógica
  • Recursos didaticos e pratica profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!