Análise de investimentos

Páginas: 8 (1906 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Análise de Investimentos

Princípios e Técnicas





Resumo


Este trabalho tem como objetivo mostrar três métodos de avaliação de investimentos através das projeções de Fluxos de Caixa Futuros, sendo estes os cálculos do Valor Presente Líquido, da Taxa Interna de Retorno e o Payback Descontado.

Tendo em vista que os investimentos são realizados para agregar valor para osinvestidores, demonstra-se que as avaliações realizadas por estes métodos possibilitam o investidor a visualizar se os projetos a ele apresentados são viáveis ou não.





Introdução

Definindo alternativas de Investimento

Pode se definir um investimento como sendo um sacrifício que a empresa faz tendo em vista a obtenção de benefícios futuros.

Analisar um investimento consiste em definir tãoprecisamente quanto possível todas as alternativas e prever suas conseqüências e riscos.

Para cada uma das alternativas possíveis é necessário um estudo de viabilidade, para que se possa decidir ponderadamente.

Os investimentos podem ser classificados em duas naturezas distintas;

Investimento Financeiro – Refere-se a compras de títulos financeiros e valores mobiliários.

Investimento deCapital – É a análise das perspectivas de investimento de capital, costuma ser chamado de Projeto de Investimento.

Algumas perguntas á serem feitas;

1 – Porque afinal esse investimento tem que ser feito?

2 – Porque fazer agora? Devo adiar ou aproveitar a oportunidade?

3 – Qual a melhor forma de fazer? (Desembolso de recursos)



Análise de estimativas futuras de fluxo de caixa1° PASSO => Definição do horizonte de análise a ser utilizado.

2° PASSO => Projetar os fluxos de caixa futuros.

Três elementos principais:

Investimento Inicial (todos os gastos necessários ao empreendimento)

Fluxos de caixa complementares (ao longo da vida do projeto)

Valor residual.





Fontes de Capital



Há duas fontes básicas de financiamentode projetos, o capital próprio, ou seja, aquele de propriedade dos próprios investidores, integralizados no projeto, e os lucros reinvestidos; e o capital de terceiros sendo composto por fontes de financiamento externa através de instituições financeiras de crédito.
As operações de crédito possuem três características bem específicas que as diferenciam dos financiamentos com capital próprio:- possuem custos de natureza fixa, determinados em contrato previamente definido e acordado, independente do retorno obtido com o projeto;


- os compromissos com estas operações têm caráter prioritário em relação aos capitais próprios;


- e na maioria dos casos está suportada por garantias reais ou financeiras.




Métodos de Avaliação de Projetos de InvestimentoA avaliação de projetos de investimentos comumente envolve um conjunto de técnicas que buscam determinar sua viabilidade econômica e financeira, considerando uma determinada Taxa Mínima de Atratividade. Desta forma, normalmente esses parâmetros são medidos pelo Payback (prazo de retorno do investimento inicial), pela TIR (Taxa Interna de Retorno) e/ou pelo VPL (Valor Presente Líquido)Payback

O Payback é um indicador que determina o prazo de recuperação de um investimento, também chamado de payout. Este indicador é utilizado para avaliar a atratividade de um investimento, não devendo ser o único considerado como afirmam Motta & Callôba (2002, p. 97) “deve ser encarado com reservas, apenas como um indicador, não servindo de seleção entre alternativas de investimento”.
No entanto aanálise combinada deste com outros indicadores poderá demonstrar informações valiosas como a relação entre valor e tempo de retorno dos investimentos.

Taxa Interna de Retorno

Taxa Interna de Retorno é um índice que indica a rentabilidade de um investimento por uma unidade de tempo. (MOTTA & CALÔBA, 2002).
Esta representa a taxa de juros compostos que irá retornar o VPL de um investimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • analise de investimento
  • Análise de Investimentos
  • analise de investimento
  • analise de investimento
  • Analise de investimento
  • Analise de investimento
  • Analise de investimentos
  • Analise de investimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!