Análise de Indicadores de pH Química

Páginas: 6 (1263 palavras) Publicado: 24 de junho de 2015


Colégio SESI Londrina – PR.






Indicadores Naturais






Oficina: Quarto Poder

Equipe: Girls
Gabrielly Santos
Mayara Baggio
Mayara Telles
Rafaela Nagayama
Rafaela Sant’ana





Sumário


Introdução ......................................................................................................................................3Materiais..........................................................................................................................................5
Procedimento experimental.......................................................................................................6
Resultados......................................................................................................................................8Conclusão.....................................................................................................................................12
Bibliografia....................................................................................................................................13







Introdução Teórica
Ácido – Base

São substancias orgânicas que possuem propriedades de alterar sua cor,alterando-se na presença de ácidos ou bases. Esses indicadores mostram os valores aproximados de pH, que pode variar de 0 à 14 (acima de o e abaixo de 7 é ácido, 7 é neutro e acima de 7 e abaixo de 14 é base).
Os indicadores podem ser naturais (repolho roxo, pétalas de flores com coloração forte, gengibre, tradescantia, entre outros). Ou naturais (azul de bromotimol, o vermelho de metila e o mais comumdentre eles, a fenolftaleína).
Os indicadores ácidos possuem um ou mais Hidrogênios(H) que podem ser ionizáveis. E quando o meio (pH do ambiente)está acido, a molécula do indicador são “forçadas” a “segurar” o hidrogênio, por causa do efeito do íon em comum, ou seja, ela está neutra. E quando o pH é básico, o hidrogênio é fortemente atraído pela hidroxila(OH) para formar a molécula da água (H2O),então ocorre a liberação de ânions (e faz com que a cor mude devido a “nova” molécula)
Já os indicadores das bases possuem hidroxilas (OH) ionizáveis e em meio básico, as moléculas (do indicador) são mantidas não ionizadas, mas em meio ácido, as moléculas do indicador perde hidroxila e ocorre à formação de água, então são liberados cátions (fazendo com que a cor mude).
A primeira teoria iônicados indicadores foi formulada por Wilhelm Ostwald (1853-1932), nascido na Lituânia, com base na teoria da dissociação eletrônica iônica dos indicadores, que eram ácidos ou bases fracas, na qual a cor das moléculas que não foram dissociadas difere da cor dos íons.
No entanto, essa teoria não explica como a mudança de cor ocorre então à teoria cromófora fornece uma explicação única que anuncia: “Acoloração das substâncias deve-se à presença de certos grupos de átomos ou ligações duplas nas moléculas”.
Os indicadores ácido-base, tanto natural como sintéticos são muito úteis para a verificação do pH, além de ser bastante interessante fazer experimentos com esses materiais devido a alteração de cor, mas mais importante que ver, é entender como essas reações acontecem.Materiais

Extrato de Repolho Roxo;
Pétalas de flores vermelhas;
Gengibre;
Hidróxido de sódio;
Ácido Clorídrico;
Álcool;
Água destilada;
Almofariz com pistilo;
Tubos de ensaio;
Suporte para tubos de ensaio;
Luvas
Béquer;
Pipeta.










Procedimento Experimental
1º Passo: Pétalas vermelhas.
No almofariz, é adicionado pétalas de flores vermelhas com álcool (liquido), e então os componentes sãomacerados até obter um liquido com a cor da flor.
2º Passo: Adição de um ácido e uma base.
O líquido é dividido em três béqueres (mesma quantidade) e é adicionada em um dos recipientes, uma base (hidróxido de sódio) e em outra, um ácido (ácido clorídrico).
3º Passo: Gengibre.
Com o gengibre descascado e cortado em pequenos pedaços, é colocado no almofariz com álcool, então é macerado.
4º Passo:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Funçoes quimicas,ph e indicadores
  • relatório de Química- condutividade elétrica e indicadores de ph
  • Análise do ph de substâncias com diferentes indicadores ácido/base
  • Indicadores de pH
  • Indicador de Ph
  • Ph e indicadores
  • Indicador de ph
  • indicador de pH

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!