Análise de Garret e Azevedo

Páginas: 11 (2714 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
A representação da mulher na visão dos poetas Almeida Garret e Álvares de Azevedo.
Juliana Andreo Dias dos Santos
Simone de Melo Cruz
Universidade Cruzeiro do Sul

RESUMO
O objetivo deste artigo é apresentar como a mulher era vista e idealizada pelos escritores românticos, o poeta português Almeida Garret e o poeta brasileiro Álvares de Azevedo através de seus poemas: Anjo És e Por mim?Na poesia romântica, muitas vezes a mulher era uma musa desejada, amada, mas intocável, era uma figura feminina idealizada, um amor angelical e que era sempre vista como uma virgem. Era um amor puro, onde o homem era protetor e submisso, e nada de concreto se realizava entre os amantes, considerando também a distância que havia entre ambos e que a mulher era contemplada por seus admiradores.PALAVRAS-CHAVE: idealização da mulher; romantismo, poesia portuguesa e brasileira.

INTRODUÇÃO
O Romantismo foi um período literário que caracterizou o século XIX, foi um movimento de negação estética clássica (Antiguidade) e neoclássica (século XVIII), os românticos cultuavam as razões dos corações e a rebeldia individual, que supervalorizaram-se o amor, o sentimento nostálgico, a melancolia e asolidão. Sobretudo, a narrativa romântica terá como grande tema o amor, que enfrenta grandes obstáculos.
Em Portugal, o Romantismo durou aproximadamente 40 anos, iniciou em 1825 quando Almeida Garrett publicou Camões, e o Romantismo português atrelou-se ao liberalismo e à ideologia burguesa, e que ocorreram três momentos distintos no desenvolvimento do Romantismo português, sendo a 1ª geração,a 2ª geração e a 3ª geração.
Já no Brasil, o Romantismo foi um período em que os escritores foram influenciados pelas literaturas românticas da França, da Inglaterra e de Portugal, devido à independência cultural desses países mais desenvolvidos. Os escritores no período romântico conseguiram algumas renovações, como temas literários universais do homem, a salvação da alma, a vivência amorosa e odestino pessoal que definiram suas características nacionais, sendo um dos maiores fatores para a independência cultural no Brasil, pois o romantismo teve importância decisiva para a descoberta do país e a discussão de seus problemas e a procura de soluções.
Na literatura romântica, a mulher teve seu papel importante na visão de alguns poetas (brasileiros e portugueses), pois a representavamcomo sagrada e intocável aos seus olhos, desejadas por seus admiráveis amantes incondicionais. Será realizada uma análise e comparação do poema “Anjo És” de Almeida Garrett e o poema Por mim? de Álvares de Azevedo, apontar a relação que há entre os poemas, tendo como objetivo abordar o tema que está relacionado, as mulheres, diante das visões dos poetas românticos em sua época.

O ROMANTISMO
ORomantismo surgiu na Europa, originária da Alemanha e Escócia, e introduzida em Portugal por Garrett em 1825, teve seu termino em 1865, pela reforma realista. Segundo Massaud Moisés houve três configurações da estética romântica:
A primeira, em que ainda permaneceram atuantes alguns valores neoclássicos, é representada por Garrett, Herculano e Castilho, e transcorre mais ou menos entre 1825 e1838; a segunda, em que se aglutina o chamado Ultra-Romantismo, é representada especialmente por Soares de Passos e Camilo Castelo Branco, e vigora entre 1838 e 1860; a terceira, em que se opera a transição para o Realismo, é representada sobretudo por João de Deus e Júlio Dinis, e ocupa a década de 60 (1968, p 251).


A poesia de Almeida Garrett segundo A.J. Saraiva e Oscar Lopes:
Tem formaçãoarcádica e iluminista, que constitui um sedimento profundo na personalidade literária de Garrett, a tal ponto que se torna difícil indicar na sua carreira uma linha definitiva de corte, quer de estrutura, quer de consciência teorética.(...) Mantém-se em toda a sua obra um conflito, aberto ou latente, entre a ideia cristã de pecado original e um erotismo que através da sua carreira assumirá os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANALISE SOBRE ALMEIDA GARRET
  • Análise dos poemas de Almeida Garret
  • Análise do Cortiço
  • Analise de um poema de alvares de azevedo
  • Analise Alvares de Azevedo
  • De álvares de azevedo – breve análise feita por laís azevedo
  • analise blog reinaldo de azevedo
  • Analise do poema "Cinco Sentidos" de Garret

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!