Análise de "Dos cavalos da inconfidência"

Páginas: 3 (565 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Faculdade de Letras
Departamento de vernáculas
Professor: Sérgio Martagão
Aluna: Bruna Brasil DRE: 111223785


Análise do poema “dos cavalos dainconfidência” de Cecília Meireles

O poema “dos cavalos da inconfidência”, de Cecília Meireles, faz parte de uma coletânea de poemas intitulada “Romanceiro da Inconfidência”, publicada em 1953 e narra ahistória de Minas Gerais desde o início da colonização até a inconfidência mineira. O poema em questão – também intitulado “Romance 84” – é o penúltimo do romanceiro e, portanto, narra ainconfidência, que aconteceu em 1789 quando membros da elite mineira liderados por Tiradentes se revoltam com os abusos cometidos pela coroa portuguesa e armam um golpe que resultaria na liberdade da colônia,porém, o golpe foi mal sucedido e os inconfidentes acabaram presos, exilados e mortos, tendo como símbolo a morte de Tiradentes em praça pública.
O poema contém 7 estrofes e cada verso 8 sílabas – aautora faz usa da rima toante, ou seja, são contadas as sílabas até a sílaba tônica da última palavra de cada verso, as pós-tônicas não são contadas – e pode ser dividido em 3 partes.
A primeira parte vaida primeira à quarta estrofe e trata da vida plena dos cavalos, é o momento em que os cavalos estão em liberdade, em contato com a natureza “Eles eram muitos cavalos, ao longo dessas grandes serras,de crinas abertas ao vento, a galope entre águas e pedras..”. Essa parte representa um sonho de liberdade, os cavalos são livres e estão nas margens de grandes rios, eles carregam alferes, poetas emagistrados e levavam esperança.
A segunda parte representa a morte, nessa parte os cavalos já não são mais livres, são comparados a escravos “e alguns foram postos à venda”. A inconfidência falha e osinconfidentes são condenados. O sonho de liberdade termina e o sonho se transforma em pesadelo, concretizado com a morte do herói (Tiradentes) na quinta estrofe “levaram Alferes cortado em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do livro: Romanceiro da Inconfidência
  • romanceiro da inconfidência-resumo e análise
  • Analise da obra mãos de cavalo
  • Análise Literária do Livro Mãos de Cavalo
  • Análise dos filmes “Um homem chamado Cavalo” e “A vingança do homem chamado Cavalo”
  • Romanceiro da Inconfidência
  • Inconfidência
  • inconfidencias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!