Análise de documento - quadro "grito do ipiranga" de pedro américo

Páginas: 4 (971 palavras) Publicado: 30 de abril de 2012
FACULDADE EVANGÉLICA DO PIAUÍ – FAEPI
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
DISCIPLINA: TEORIA DA HISTORIA II
PROFESSORA: CÉLIA SANTOS

ANÁLISE DE DOCUMENTO
“O GRITO DA INDEPENDÊNCIA”,
DEPEDRO AMÉRICO

ALUNOS:
JOÃO LENO SOARES
MARIA DO DESTERRO FERNANDES DE ARAÚJO

CASTELO DO PIAUÍ
AGOSTO DE 2011
ANÁLISE DE DOCUMENTO
PAINEL DE PEDRO AMÉRICO, “O GRITO DO IPIRANGA”

Introdução“O Grito do Ipiranga” é um imenso painel pintado por Pedro Américo, que tem 7,60m de comprimento por 4,15m de altura, ele foi pintado em Florença, na Itália, entre 1886 e 1888, . Entre sua concepçãoe seu acabamento, perpassam uma série de interesses políticos, que se relacionam ao declínio da monarquia brasileira e até aos ideais republicanos do pintor, embora este fosse protegido de Dom PedroII.
É o principal símbolo da proclamação da Independência do Brasil, que é comemorada em 7 de setembro. A imagem, no entanto, não é exatamente uma fotografia do momento em que D. Pedro 1º recebeu acarta que o deixou irado e o levou a pronunciar a famosa frase: “Independência ou Morte”.

O Autor
Pedro Américo de Figueiredo e Melo (1843-1905), pintor, desenhista e escritor brasileiro, nasceu noestado da Paraíba e faleceu em Florença (Itália). Iniciou sua vida artística aos 11 anos de idade, contratado para trabalhar como desenhista pelo naturalista francês Louis Jacques, que viajou pelosertão brasileiro, desenhando e documentando a fauna e a flora locais. No Rio de Janeiro, estudou no Colégio Pedro II e, em 1856, entrou para a Academia Imperial de Belas Artes. Em 1859, recebeu doimperador D. Pedro II uma bolsa de estudos para se aperfeiçoar em desenho e pintura na França. Em Paris, estudou na Escola de Belas Artes, no Instituto de Física Ganot e na Sorbonne, dedicando-se também àliteratura e à pesquisa científica. Recebeu grande influência dos pintores neoclássicos franceses. Entre suas obras literárias e filosóficas, destacam-se A reforma da Academia de Belas Artes de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do quadro de Pedro Américo
  • O grito do ipiranga: a independência criada por pedro américo
  • Analise de imagem Semiotica Quadro O Grito
  • O grito do Ipiranga
  • PEDRO AMERICO
  • Pedro Américo
  • Pedro americo
  • Pedro Américo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!