Análise de discurso

Páginas: 20 (4973 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
ANÁLISE DE DISCURSO
1
Marcus Robson N. Costa1
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo examinar, sob o pálio da Análise Crítica de Discurso (ACD), duas sentenças judiciais diversas e contraditórias sobre o mesmo tema, qual seja, uma ação de reintegração de posse proposta no foro da comarca paulista de São José dos Campos em face de mais de 1.500 famílias que haviam ocupado, há mais de oitoanos, um terreno pertencente à falida empresa Selecta, autora da ação. Intenta-se demonstrar a falácia do princípio do “livre convencimento motivado” do juiz e da transparência da linguagem do enunciado da norma jurídica, partindo de um único contexto fático para revelar, com base na disparidade de argumentação e julgamento, que o sujeito “fala” a partir de seu locus ideológico.
PALAVRAS-CHAVELivre convencimento motivado; ideologia; Análise Crítica de Discurso.
RESUMÉ
L'objectif de ce travail est de faire face, sous le couvert de l'analyse critique du discours (ACD), deux décisions judiciaires différentes sur le même thème, à savoir, un procès en action d’expulsion proposée devant le juge civil de São José dos Campos, à São Paulo, Brésil, en face de plus de 1.500 familles qui occupaient,depuis plus de huit ans, une terre appartenant à la société Selecta, auteur de l'action. L'intention est à démontrer la fausseté du principe de la "libre conviction motivée" du juge et de la transparence du langage et de l'interprétation de la règle de droit, à partir d'un seul contexte factuel, au but de prouver, sur la base de la disparité du raisonnement et du jugement, que le sujet «parle» àpartir de son lieu idéologique.
MOTS-CLÉ
Libre conviction motivée; idéologie; Analyse Critique de Discours.


INTRODUÇÃO
Dizer que o homem é um ser social é um surrado truísmo. O ser social se constrói à medida que interage na vida do grupo humano ao qual pertence, dividindo experiências, sentimentos e conhecimentos com os outros. Mas é preciso compreender que ele, o ser humano, o sersocial, não traz em si apenas a carga daquilo que vive ou experimenta ao longo de sua existência – cumpre entender que ele é fruto, também, de todas as experiências vividas no decorrer da saga civilizatória da humanidade ou, pelo mínimo, da vivência/cultura de sua comunidade.
Além de ser social – e, ipso factum, histórico - o homem é, ao mesmo tempo, um ser político, um ser cultural e um serideológico. Para Aristóteles, a felicidade do homem depende de sua participação na comunidade política (CONSANI, 2005).
Toda experiência sensória e cognitiva do homem, como ser da história e da ideologia, penetra em sua consciência como fenômeno existencial e o constitui em sua subjetividade. Mas nem tudo que ele guarda na memória vem daquilo que faz ou diz, isto é, muita coisa de seus “arquivos”memoriais chegou à sua mente como subproduto, ou resíduo, dos reflexos interativos da vida gregária, consciente ou inconscientemente.
Nem todo o acervo cognitivo encontra-se imediatamente disponível ao homem, ao ser social, em sua prática diária. Um sem-número de fenômenos, aqui tomados no sentido de experiências, chega ao espírito de modo muito sutil e vai, pouco a pouco, constituindo o arcabouço desua subjetividade, quase sempre sem que ele se aperceba disso – como ocorre com os chamados fenômenos ideológicos. O homem vai se tornando gradativamente, desde o seu nascimento, um ser ideológico (ALTHUSSER, 1976).
De modo que toda sua subjetividade manifesta-se em ações e palavras. A palavra, substrato da linguagem humana, é o instrumento através do qual o homem apreende esses fenômenos enarra sua relação com o mundo. Linguagem é símbolo, um caldeamento de vozes interespaciais e intertemporais que fixam no agir e falar humanos as marcas do inconsciente, da ideologia e da história. E todas essas categorias aparecem crivadas de linguagem, constituindo-a e se constituindo nela. No discurso. No processo de significação. Agora e sempre (ORLANDI, 2012).
O homem social se expressa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise do discurso
  • ANÁLISE DE DISCURSO
  • analise do discurso
  • Análise do discurso
  • analise discurso
  • Analise de discurso
  • Análise do Discurso
  • Analise do discurso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!