Análise de dados qualitativos

Páginas: 8 (1770 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2012
Análise de dados qualitativos –
Rigor e liberdade na criação de possibilidades

Celso Maia, Universidade Metodista de São Paulo - UMESP
Mestrando do curso de Administração – Foco em Organizações
MQPAA - Métodos Qualitativos de Pesquisa Aplicados à Administração
Professor Rubens da Costa Santos


Autoridade: Preze a profundidade mais do que a superficialidade. Osuperficial não sai da mediocridade, e a desgraça dos homens com interesses amplos e generalizados é que enquanto desejam comandar tudo acabam não comandando nada. A profundidade dá fama, e equivale ao heroísmo em questões sublimes.

Baltasar Gracián, (1601-1658)
Resumo

O presente artigo faz uma breve apreciação de quais seriam os benefícios do uso holístico dos elementos de pesquisa no campoda administração quando aplicados no sentido de estimular o surgimento de oportunidades de aprimoramento das organizações. Anota que paralelamente ao que proporcionou a pesquisa aprofundada nas demais áreas do conhecimento humano, em especial a Física e a Química, a associação da alta qualificação, conhecimento como ferramentas integradas à criatividade, proporcionam ao pesquisador apossibilidade de atuar como agente interventor e modificador também no campo da gestão.

Introdução

O universo da pesquisa em administração deve ser sempre tomado sob várias abordagens, dado que o número de áreas de interesse tem ramificações em muitos setores da atividade das organizações influenciados pelos principais fatores determinantes de ações e tomadas de decisão, são estes; os fatores demercado, os fatores tecnológicos, fatores macroeconômicos, fatores relacionados às habilidades de pessoas, interesses regulamentares, globalização. E fora do ambiente competitivo, aqui abrangendo também a gestão na administração pública ou na administração de organizações sem fins lucrativos, incluímos outros fatores das relações humanas como os fatores de comunicabilidade e fatores de captação eentendimento do movimento de massas.

Pesquisa qualitativa e qualidade da análise

No transcurso de uma pesquisa qualitativa no campo da administração há uma constante que envolve a semiologia1 produzida entre pesquisador, o fenômeno analisado e a análise do que foi observado. Isto eleva o grau de necessidade de qualificação da e na interpretação de informações obtidas de questionários,tabulações, transcrições e anotações (os objetos neutros na definição de Bernard Lefebvre que podem ser resultantes de pesquisas empíricas2, como os estudos de caso). Que devem ser analisados sob vários aspectos de forma a subsidiar novas discussões e observações objetivando conclusões propositivas, de revisão, e de novas direções para comportamentos existentes, com esclarecimentos e soluções paraproblemas apontados.

O pesquisador responsável, dentro ou fora da organização, seja qual for o seu grau hierárquico, Presidente, Executivo, Gerente ou Consultor deve estar sempre preparado com alto nível de informação para ajudar sua organização a administrar operações, atendendo a dinâmica que está presente no entorno das organizações, e com ela, a velocidade como mudam conceitos e formas deexecução de estratégias de negócios. Daí a importância do uso correto da ferramenta que representa a pesquisa, como geradora de conhecimento e catalisadora3 da inovação.

Ao longo dos anos, a coleta e a análise de dados e as metodologias de pesquisa ganharam um espaço cada vez mais abrangente e determinante para as organizações. Mesmo que sejam em sua maioria, projetos de criação denecessidades voltadas para o mercado de consumo é notório o fato de que há uma a busca por informações efetivamente úteis permeadas com a “funcionalidade” de informações em inteligência de negócios.

Uma visita aos trabalhos propositivos de dissertação no setor não mercadológico no campo da administração nos mostra uma linha de conduta muito freqüente que é a da proposta de melhorias, quase sempre,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dados qualitativos
  • Análise de conteúdo qualitativo
  • Análise de Dados
  • análise de dados
  • analise de dados
  • Análise de dados
  • Analise de dados
  • Analise de dados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!