Análise de construção de artigo academico

Páginas: 10 (2416 palavras) Publicado: 30 de maio de 2011
Analise da construção do Artigo Acadêmico de Humberto Falcão Martins, “Em busca de uma teoria da burocracia pública não-estatal: política e administração no terceiro setor”

Léo Fabrício Cavalcante

O que é artigo acadêmico?

O artigo acadêmico caracteriza-se pela comunicação que realiza entre pesquisadores, profissionais, professores e alunos de graduação e pós-graduação. Sendo o artigoacadêmico o gênero textual mais conceituado na divulgação do saber especializado acadêmico, estudos realizados por esses profissionais antes citados, primeiramente, serão publicados em forma de artigo acadêmico para que, depois de uma análise e estudo dos tais artigos, possam ser publicados em congressos e revistas da área de conhecimento por eles abrangido.

Sobre o artigo analisado.

Oartigo que iremos analisar divide-se em Resumo, Abstract, Introdução, Tópicos que constroem o objetivo do artigo e um comentário final que discute o resultado do estudo.
No final do artigo é citada toda lista de referencias bibliográficas ao qual o autor se voltou para a criação do artigo.

Breve comentário das partes do Artigo Acadêmico.

Introdução: Contextualiza o tema do trabalho naárea de conhecimento pertinente a ele, e concentra o objetivo.
Revisão de Literatura: Situa o trabalho dentro de uma área de pesquisa da qual faz parte.
Metodologia: Explicita a maneira de como o artigo foi pesquisado e como o autor chegou a conclusão do trabalho.
Resultados e Discussão: Os dados obtidos são apresentados, comentados, interpretados e discutidos.
Abstract: Resumeas informações do artigo, permitindo que os leitores tenham um acesso mais rápido ao conteúdo desse texto.

Análise da construção do artigo.

Analisaremos os aspectos construtivos utilizados pelo autor do artigo fazendo um paralelo com o processo explicitado no livro de Désirée Motta-Roth.

( Introdução

De acordo com o livro Redação Acadêmica de Désirée Motta-Roth,existe um modelo de introdução bastante conhecido, que representa a organização de uma introdução com esses três momentos, em que o autor: 1) apresenta um território de conhecimento, 2) constrói um nicho para sua pesquisa, 3) ocupa esse nicho com seu trabalho.
Esses momentos são divididos em partes, muitas vezes, nos artigos, sendo que no primeiro momento pode 1) Asseverar a importância doassunto, 2) Fazer generalizações sobre ele ou ainda 3) Revisar itens de pesquisa prévia.
No segundo momento, após rever a pesquisa previa, ele pode 1) Apresentar argumentos contrários a estudos prévios 2 ) Identificar lacunas no conhecimento estabelecido 3) fazer questionamentos sobre o assunto ou ainda 4) Continuar uma tradição de pesquisa já estabelecida. Adota-se uma das partes para construirum espaço para seu trabalho, tendo em vista que não se pode, por exemplo, indicar lacunas em uma tradição de pesquisa já estabelecida e ao mesmo tempo aderir integralmente a ela em sua pesquisa.
No ultimo momento, o autor pode 1) Definir os objetivos ou as principais características do trabalho 2) Anunciar os principais resultados e 3) Indicar a estrutura do artigo.

O artigo deHumberto Falcão Martins é breve quanto à construção de sua introdução, limitando-se a fazer os movimentos citados no livro de Désirée sem, algumas vezes, utilizar os passos secundários. Inicia falando de um dos seus objetivos e continua estabelecendo o território no qual está inserido e ainda faz uma pequena generalização sobre o assunto.

“Este ensaio teórico procura explorarconceitualmente um universo em formação: as organizações do denominado terceiro setor. Estas têm sido proclamadas como o advento de uma era pós-burocrática, na qual as mazelas da burocracia estatal seriam, por fim, equacionadas com maior racionalidade no seio da própria sociedade. Esta modalidade de iniciativa social busca padrões cada vez mais complexos de organização e gera profundas repercussões no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigos acadêmicos
  • Artigo academico
  • Artigo academico
  • Artigo Academico
  • Artigos acadêmicos
  • Artigos acadêmicos
  • Artigo acadêmico
  • artigo academico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!