Análise de conceitos da pós-modernidade
ESCOLA DE ARQUITETURA E DESIGN
CURSO DE DESIGN DE MODA
LETÍCIA VILELA BUENO JARDIM
ANÁLISE DE CONCEITOS DA PÓS-MODERNIDADE
CURITIBA
2012
LETÍCIA VILELA BUENO JARDIM
ANÁLISE DE CONCEITOS DA PÓS-MODERNIDADE
ESTE ARTIGO APRESENTA OS PRINCIPAIS CONCEITOS E UMA ANÁLISE SOBREAS OBRAS DOS AUTORES COLIN CAMPBELL; FREDRIC JAMESON; RENATO ORTIZ E STUART HALL ESTUDADOS EM SALA DE AULA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012 NA MATÉRIA DE TEORIA DA MODA III.
Orientador: Prof. Gabriela Garcez Duarte
CURITIBA
2012
ANÁLISE DE CONCEITOS DA PÓS-MODERNIDADE
ANALYSIS OF THE CONCEPTS OF POST-MODERNISM
RESUMO: NESTE TRABALHO A CONTEXTUALIZAÇÃO DAS OBRAS FREDRICJAMESON[1] A PÓS-MODERNIDADE , RENATO ORTIZ[2] E O FENÔMENO DA MUNDIALIZAÇÃO (ORTIZ, 1994) E, O ÚLTIMO, STUART HALL[3] E A IDENTIDADE CULTURAL. O FOCO DESDE ARTIGO É FAZER UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS CONCEITOS ABORDADOS PELOS AUTORES E COMO RELACIONAM-SE NA SOCIEDADE ATUAL. POR FIM, UMA BREVE ANÁLISE SOBRE O TEMA, JUNTAMENTE COM A MODA ATUAL.
Palavras-chave: Pós-modernidade, globalização,identidade, moda.
Introdução
A sociedade sempre foi tema de estudo para grandes pesquisadores e teóricos nas mais diversas épocas e vertentes. Atualmente vivemos em uma sociedade onde, qualquer que seja a informação, percorre caminhos de forma acelerada, e, quase que instantaneamente, decodificamos algum tipo de informação. As nuances do título em questão neste artigo variam desde aargumentação sobre pós-modernidade segundo o autor Fredric Jameson, a definição de globalização, tratada como uma cultura internacional-popular por Renato Ortiz e a questão da crise de identidade do sujeito pós-moderno por Stuart Hall e fazer uma análise de suas semelhanças, diferenças e principais conceitos. Ao final obteve-se uma análise geral dos temas anteriormente citados com o desenvolvimento da modaatual.
Qualquer que seja a palavra para definição da interação global atual, é inegável que, com o avanço tecnológico, exista um aumento na dinâmica social planetária em questões sociais, políticas e econômicas. Neste artigo, partiu-se da contextualização de conceitos defendidos pelos autores em questão e desenvolveu-se uma análise intertextual das teses argumentadas pelos mesmos, por fimanalisadas juntamente com o contexto da moda do século XXI, tendo como base a segunda década do século. Portanto este artigo apresenta considerações acerca da pós-modernidade, globalização, cultura, identidade e por fim moda.
PÓS-MODERNIDADE
O tempo vivido na atualidade foi tema de pesquisa por diferentes autores e consequentemente, denominado de maneiras diversas como:hipermodernidade, para Gilles Lipovetsky [4]; modernidade tardia ou alta modernidade, para Anthony Giddens [5]; pós-modernidade para Lyotard[6] ; Fredric Jameson, dentre outros.
Jameson [7]coloca a pós-modernidade como rupturas de valores da modernidade, onde a busca do Novo e da representação real dos objetos são substituídas pelo valor da representação puramente estética sem qualquer valoresconceituais ou fundamentos mais profundos.
O pós-modernismo é que se tem quando o processo de modernização está completo e a natureza se foi para sempre. É um mundo mais completamente humano do que o anterior, mas é um mundo no qual a “cultura” se tornou a verdadeira “segunda natureza”. (1991, p.13).
O autor defende o presente como uma releitura do passado, e assim, faz questionamentos sobre aautenticidade cultural sem a nostalgia esperada por não carregar o sofrimento do passado. E com novas formas estéticas, reutiliza elementos estéticos passados para formar um novo (pastiche[8]). Caracteriza a pós-modernidade como uma união de elementos fragmentados e que se misturam, híbridos entre si. Defende também uma nova ordem organizacional, o início de um novo sistema sócio-econômico voltado...
Por favor, assinar para o acesso.