Análise de cobertura

Páginas: 6 (1254 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
Comunicação e Conjuntura Internacional

Análise de cobertura – Reações ao programa nuclear do Irã e posicionamento no Brasil quanto aos Direitos Humanos

Jornal analisado: Estado de São Paulo


Sobre o Estado de São Paulo

O Jornal Estado de São Paulo é sediado em São Paulo, e atualmente, o jornal é o quarto em circulação no Brasil, com uma média diária de 236 mil exemplaresem dezembro de 2010 , e o segundo na Grande São Paulo, com média diária de 160 mil exemplares. Pertence ao Grupo Estado. Além do jornal O Estado de S. Paulo, O Grupo Estado publica o Jornal da Tarde(1966) e detém controle sobre o OESP Mídia (1984), empresa que atua no ramo de Publicidade por meio de Classificados. Também pertencem ao Grupo Estado as Rádios Eldorado AM e FM (1958) e Agência Estado(1970), maior agência de notícias do Brasil.

É um jornal formato Standard, com circulação diária e tiragem em torno de 159,9 mil exemplares. O jornal possui cadernos com secções denominadas Nacional, Internacional, Vida, Economia e Negócios, Metrópole, Cidades, Esportes, Caderno 2, Aliás, Link, Viagem e Aventura, Feminino, Casa, Agrícola, Estadinho, TV e Lazer. É lido por todas asclasses.

Análise

O objetivo deste trabalho é analisar notícias sobre as “Reações ao programa nuclear do Irã e posicionamento no Brasil quanto aos Direitos Humanos.”
Foram escolhidos quatro exemplares do jornal Estado de São Paulo, no período compreendido do dia primeiro a trinta e um de janeiro (um mês), com datas não consecutivas.
O Jornal trabalhou amplamente o tema“Reações ao programa Nuclear do Irã”, mas, no mês de Janeiro, não houve ênfase no posicionamento do Brasil quanto aos Direitos Humanos.
Algumas reportagens sobre o Irã tiveram destaque no noticiário internacional, com riqueza de detalhes e conteúdo.
Não há presença de editoriais a respeito do assunto, nem matérias de opinião.


Material analisado:

A Entrevista dodia 03 de janeiro de 2012, “ ‘Brasil tem postura adequada’ sobre intervenções em países revoltosos”, trata de como o Brasil tem ocupado um papel de destaque na Primavera Árabe, em discussões na ONU e na atuação no Ibas (grupo formado em parceria com Índia e África do Sul).
O foco do jornal na entrevista é para a cautela do Brasil, que é chamada de ‘postura adequada’, em relação aqualquer intervenção militar. Em meio a discussão que envolve vários países revoltosos ( do Oriente Médio e norte da África) e nesta entrevista, a bola da vez é a Síria, que após um mês de intensa violência, contabiliza mais de 5 mil mortos no conflito. Dentro desta entrevista o Irã ganha destaque devido á questão nuclear e o posicionamento do Brasil em relação a intervenção.
Ointernacionalista e professor da USP da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (USP) Caio Gracco, falou ao estadão.com.br sobre a política externa brasileira nas questões que envolveram a Primavera Árabe e a Interferência do Ocidente nas revoluções.
Foi na entrevista acima, a única vez no mês de janeiro, em que o posicionamento do Brasil em relação ás questões dos Direitos Humanos vai aparecer, quando oassunto países revoltosos leva ao tema Irã.



1. “ Irã diz que sanções vão falhar e repete ameaça de Ormuz (24 de janeiro de 2012)

A matéria em destaque no caderno internacional, do dia 24 de janeiro de 2012, traz o Irã exercendo seu poder devido ao petróleo que detém. O Irã impõe que a União Européia volte atraz em relação ao embargo imposto ao petróleo iraniano. Caso contrário, ameaçafechar o importante canal de navegação no Estreito de Ormuz se o Ocidente impedir o Teerã de exportar seu petróleo.

Há uma arte (Mapa) mostrando a localização do estreito de Ormuz, que facilita a compreensão do leitor.
A agência responsável é a Reuters.
Vozes são abordadas: A do Ministro da Inteligência do Irã, Heydar Moslehi, á agência de notícias oficial Irna; ao Embaixador Saudita na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise de cobertura de RF
  • Análise térmica de coberturas específicas
  • Análise da cobertura jornalística de rock em goiânia
  • Analíse da cobertura política da rádio cbn
  • Análise multitemporal da cobertura da terra do PNSJ
  • Análise de newsmaking do portal globoesporte.com na cobertura das olimpíadas 2016
  • ANÁLISE E AMOSTRA DE TERRA COM COBERTURA VEGETAL SUPERFICIAL
  • Análise do desempenho térmico de cobertura verde em Curitiba- PR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!