análise de charges

Páginas: 11 (2713 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014

ANÁLISE e INTERPRETAÇÃO DE CHARGES E TEXTOS VARIADOS
Professora Valéria Carraro




TEXTO PARA QUESTÕES 1 a 3

A implosão do direito
É grave e extremamente preocupante a ordem executiva, assinada pelo presidenteGeorge W. Bush, que permite que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos julgue em cortes militares secretas os estrangeiros suspeitos de terrorismo em qualquer parte do mundo.
Pela medida, qualquer não americano que seja designado como terrorista ou cúmplice pode ser colocado sob a custódia do Departamento de Defesa e julgado em sessão especial secreta, sem direito de recorrer aos tribunaiscivis. Em princípio, essas cortes de exceção podem ser formadas em qualquer parte do mundo, e não apenas em territórios sob jurisdição norte-americana.
Não é necessário ter um PhD em filosofia do direito para concluir que essa ordem executiva constitui grave afronta ao direito. na prática poderá significar uma licença para que as forças militares dos EUA eliminem quem bem desejarem no Afeganistãoou em outros teatros da guerra contra o terrorismo. Com a utilização de juízos secretos, sob-ritos sumários e com a aplicação das rígidas penas dos códigos militares, sobra muito pouco daquilo que a civilização convencionou chamar de direito.
Para agravar ainda mais o quadro, a ordem do presidente ofende também o direito internacional, pois sugere que militares dos EUA podem capturar cidadão deoutras nacionalidades em qualquer lugar e julgá-los sem nem ao menos comunicar as autoridades do país em questão.
Pior ainda, a iniciativa do presidente Bush passa por cima até do Congresso norte-americano.
É compreensível que a Casa Branca, por razão de segurança, receie levar terroristas como Osama bin Laden para serem julgados em território norte-americano. Também se deve ter em conta que opaís está em guerra. Mesmo assim, uma nação com a tradição democrática dos Estados Unidos não pode correr o risco de institucionalizar a barbárie na figura dos tribunais de exceção. Se isso ocorrer, os terroristas terão triunfado em destruir parte substantiva do american way.
(Folha de S. Paulo, 17/11/2001)
1. Qual o ponto de vista defendido no texto?







2.O texto em questãoé acompanhado da seguinte charge:

a) Justifique a escolha da ilustração dada ao texto. Que relações podem ser estabelecidas entre a imagem não verbal e o texto verbal?




3. Quais são os argumentos utilizados em defesa da tese apresentada no texto?



























4. Observe a ilustração a seguir.Laurence Stephen Lowry. Industrial River Scene

Neste retrato diferenciado de uma região industrial da Inglaterra ― com suas chaminés e fileiras de casas geminadas ―, o pintor inglês Lowry (que só se tornou conhecido em 1039, aos 52 anos) mostra com clareza seu estilo característico, em que a figura humana, apesar de ser pouco mais que um traço sobre a tela, passa uma idéia demovimento e energia surpreendentes, compondo com precisão o clima opressivo de uma cidade fabril. Seu estilo, considerado pelos críticos: cru e totalmente individual, sem influência dos pós-impressionistas do começo do século, nos surpreende pela contemporaneidade.

A representação acima pode se relacionar com a sociedade moderna. Indique a analogia mais adequada à simbologia da imagem.

a) AvenidaPaulista;
b) Centro urbano;
c) Favelas e periferia;
d) São Bernardo do Campo;
e) Porto de Santos.


















Para responder à questão 5, leia os textos a seguir.

Texto I

Lixo é luxo
Não tem nada mais fácil que jogar coisas fora. Um simples movimento e você já está livre daquilo que não queria nem usava mais. É um fluxo automático: você compra, usa e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise de charge
  • Analise de charge
  • Analise de charge sobre Burocracia
  • Análise de charges
  • Estado Novo, Análise de charges da época
  • Análise das charges com base nos estudos da semiotica.
  • Análise de charges sobre a qualidade da educação nas escolas públicas
  • Charge

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!