ANÁLISE DE CÁTIONS: GRUPO V

Páginas: 5 (1012 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE



















QUI0603 - QUIMICA ANALÍTICA QUALITATIVA






















NATAL
JUNHO DE 2012
ISABELLA NEGREIROS DE GREGORIO – 2011024470
ISADORA MARIA VICENTE DA SILVA – 2011024461
LENILTON VIDAL AGOSTINHO - 2011024354
THAMARA WALLESKA TAVARES GONZAGA – 2011024176QUI0603 - QUIMICA ANALÍTICA QUALITATIVA
ANÁLISE DE CÁTIONS: GRUPO V











Relatório apresentado ao Professor
Francisco Claudece Pereira
da disciplina de química analítica qualitativa,
aos alunos do Curso de Química do Petróleo









UFRN
NATAL
JUNHO DE 2012
OBJETIVO

O trabalho em questão tem como principal objetivo a identificação dos ânions NO3-, NO2- eSCN- do Grupo II. Onde tal identificação é possível levando-se em conta a realização de reações problemas, onde, por exemplo, com a formação de determinado tipo de precipitados ou a mudança de coloração da solução é possível a identificação de certo cátion em estudo.

















PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Nas análises dos ânions NO3-, NO2- e SCN-, do Grupo II, procedeu-se daseguinte maneira: Em todas as formações de reações problema utilizou-se os tubos de ensaio, onde em cada tubo eram adicionadas determinada quantidade do reagente que continha o ânion em estudo e posteriormente a esse reagente era inserido (na maioria dos casos) uma menor quantidade do outro composto utilizado para a formação da reação de identificação do Grupo II
A partir desses sistemas dereações realizados observamos evidencias como mudanças de coloração e formações de precipitados.
Esse procedimento citado acima foi realizado em todas as identificações dos componentes NO3-, NO2- e SCN-. Lembrando que, quando solicitado foi utilizado o aquecimento por banho-maria nas analises, assim também quando se fez necessário utilizou-se o método da centrifugação para uma melhor identificação dosprecipitados que se formavam a partir das reações.













RESULTADOS E DISCUSSÕES
As análises dos ânions nitrato, nitrito e tiocianato foram realizadas separadamente, conforme o manual, para que haja um melhor entendimento.
2.1 – ANÁLISES DO ÂNION NITRATO
2.1.1 – À solução inicial de nitrato de amônio foi adicionada cuidadosamente uma solução básica de hidróxido de sódio6M. Um pequeno pedaço de papel-alumínio foi adicionado ao tubo. O tubo foi coberto por um algodão embebido com fenolftaleína. O tubo contendo a mistura foi levado a banho-maria. O desprendimento de amônia foi evidenciado devido à mudança de coloração do algodão: ficou rosa.
NO3-+ Al0 + OH- + H2O à [Al(OH)4]- NH3
2.2 – ANÁLISES DO ÂNION NITRITO
2.2.1 – Meia espátula de nitrito de sódio foi postanum tubo contendo uma solução de nitrato de prata. Houve formação do nitrito de prata, um composto de coloração branca e insolúvel em água.
NO2-+ Ag+ à AgCNO2
2.2.2 – Nesta segunda análise, a solução contendo íons nitrito foi acidificada pela adição de ácido sulfúrico. Após isso, adicionou-se iodeto de sódio e álcool amílico. A coloração avermelhada no tubo deveu-se à formação de iodo molecularenquanto que o aspecto castanho, ao desprendimento de oxido de nitrogênio.
NO2-+ H+ + I- à H2O+ I2 + NO
2.2.3 – A outra solução contendo íons nitrito também acidificada por ácido sulfúrico, adicionou-se manganato de potássio. A solução de violeta (devido à presença de íons manganato) ficou transparente.
NO2-+ H+ + MnO4- àH2O + Mn+2 + NO3-
2.2.4 – Um quarto de espátula de CS(NH2)2 foi adicionadaà solução com íons nitrito a serem identificados. O meio foi acidificado por ácido acético.
NO2-+ H+ + CS(NH2)2 à H2O+ N2 + H+ + SCN-
Então, adicionou-se cloreto de ferro(III) e houve a formação do cátion [FeSCN]+2
SCN- +Fe+3 à [FeSCN]+3
2.3 – ANÁLISES DO ÂNION DO TIOCIANATO
2.3.1 – À solução de tiocianato de amônio, foi adicionada uma solução de nitrato de prata, ocorrendo a formação do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise dos cátions do grupo iv e v
  • Análise dos cátions do grupo iv e v
  • Cátions do grupo V
  • RELATORIO CATIONS DO GRUPO V
  • Cátions do grupo iv e v
  • V grupo de cations
  • Grupo v de cátions
  • “Análise do Grupo I dos Cátions”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!