Análise de balanço

Páginas: 5 (1171 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
INTRODUçÃO 3
ÍNDICES DE LIQUIDEZ 4
ÍNDICES DE ATIVIDADE 5
ÍNDICES DE ENDIVIDAMENTO 6
ÍNDICES DE LUCRATIVIDADE 7
CONTA DOS ÍDICES (Balanço e dre dados em sala) 8
análise DOS ÍDICES (Balanço e dre dados em sala) 9
REFERÊNCIAs BIBLIOGRÁFICAs 10

1) Introdução
O presente trabalho visa abordar a análise de índices que representam a saúde da companhia. Cada categoria de índices sinalizauma diferente condição da companhia, a sua análise permite uma visão ampla e holística do atual desempenho da companhia, e caso se tenha um bom histórico dos mesmo permite uma comparação entre os mesmo.

Segundo Assaf Neto (2002, p. 48)

A análise de balanços visa relatar, com base nas informações contábeis fornecidas pelas empresas, a posição econômico-financeira atual, as causas quedeterminaram a evolução apresentada e as tendências futuras. Em outras palavras, pela análise de balanços extraem-se informações sobre a posição passada, presente e futura (projetada) de uma empresa.

Para a realização do cálculo destes índices se relaciona diversos itens do Balanço Patrimonial e do Demonstrativo de Resultados.
Para FRANCO (1992, p.94):
Além da análise e interpretação do BalançoPatrimonial – representar a situação estática do patrimônio - e da Demonstração do Resultado do Exercício – representar a situação dinâmica - a chamada ANÁLISE DE BALANÇOS pode também determinar, através do exame de balanços projetados, a potencialidade e as perspectivas para a empresa no futuro.

A análise cruzada e histórica dos índices permite prever tendências de comportamento da empresa, e aentender qual a posição da companhia perante suas principais concorrentes.
A análise se bem feita, passará a ser parte da decisão estratégica da companhia para o próximo período, se tornando um fator decisório entre fracasso e sucesso da empresa.
Segundo Matarazzo (2003, p. 19), o processo de tomada de decisão segue as seguintes etapas:

1ª) A escolha de indicadores que melhor apresente ascaracterísticas de uma determinada empresa;
2ª) Comparação com padrões através da estatística, fazendo comparações com os concorrentes;
3ª) Diagnóstico ou conclusões é uma etapa diferente da comparação com padrões pelo fato de ser analisadas de fato as informações obtidas nas etapas anteriores;
4ª) Decisões a serem tomadas, a partir das conclusões obtidas após os passos anteriores.
São analisadosquatro grandes grupos de índices: Liquidez, Endividamento, Atividade e Rentabilidade.
A análise pode ser feita de tudas maneiras distintas, verticalmente ou horizontalmente. Segundo Silva (2011):
Análise Vertical: Consiste na determinação do percentual de participação de cada item, em relação ao total da demonstração analisada. Mostra a importância de cada conta em relação à demonstração financeiraa que pertence e, através de comparações com padrões estabelecidos com base em atividades do ramo ou da própria empresa (índices padrões), permite inferir se há itens fora das proporções normais. Esse tipo de análise vem suprir principalmente a necessidade periódica de se conhecer a distribuição dos valores no sistema Patrimonial e de Resultados em termos Percentuais.
Análise Horizontal: É acomparação feita entre componentes do conjunto em vários exercício, por meio de números-índices, objetivando a avaliação ou o desempenho de cada conta ou grupo de contas, ao longo dos períodos analisados". Esta análise é utilizada para medir a evolução dos itens que compõem a massa patrimonial da empresa, e caracterizar tendências.

2) Índices de Liquidez
O principal objetivo dos índices deliquidez é avaliar a capacidade financeira que a companhia tem para quitar suas dívidas com terceiros. Em teoria, quanto maiores esses índices, melhor. O ideal seria que o resultado fosse igual ou superior a 1.
* Índice de Liquidez Corrente:
Indica a capacidade de pagamento da empresa em curto prazo, surge da confrontação de quanto a empresa possui no ativo circulante com as dívidas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise de balanço
  • Analise de balanço
  • Análise de balanço
  • Analise de Balanços
  • Analise balanço
  • analises de balanços
  • Analise de balanços
  • Analise balanço

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!