Análise de balanço patrimonial

Páginas: 34 (8364 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Faculdades Metropolitanas Unidas Associação Educacional – FMU

ANÁLISE DE BALANÇO PATRIMONIAL

Lojas Renner Sociedade Anônima

São Paulo - SP

Maio/2012
Faculdades Metropolitanas Unidas Associação Educacional – FMU



Vanessa Possatto RA: 4237620


Professora Orientadora: Kátia Gonçalves Othero
Curso: Ciências Contábeis – 5ºD
Matéria:Análise das Demonstrações Contábeis


São Paulo - SP
Maio/2012
ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 4
3. JUSTIFICATIVA 4
4. LOJAS RENNER SOCIEDADE ANONIMA 6
5. ANÁLISE FINANCEIRA 7
5.1. Análise Vertical 7
5.2. Análise Horizontal 7
5.3. Análise dos Índices 7
5.4. Análise da Concorrência (Renner x Riachuelo) 7
6. CONCLUSÃO 7
7. BIBLIOGRAFIA 7
8. ANEXOS 7
8.1.Análise Vertical e Horizontal (2009, 2010 e 2011) 7
8.2. Cálculo dos Índices 7
8.3. Análise da Concorrência (2010) 7

1. INTRODUÇÃO
Análise Financeira de Balanços objetiva extrair informações das Demonstrações Financeiras para a tomada de decisões. Elas fornecem uma série de dados sobre a empresa, de acordo com regras contábeis. A Análise de Balanços transforma esses dados em informações eserá tanto mais eficientes quanto melhores informações produzir. É uma ferramenta poderosa à disposição das pessoas físicas e jurídicas relacionadas à empresa, como acionistas, dirigentes, bancos, fornecedores, clientes e outros.

2. OBJETIVOS
Este trabalho tem como objetivo analisar econômica e financeiramente a situação da empresa Lojas Renner S.A, podendo assim avaliar sua real situaçãodiante do mercado e de suas concorrentes, utilizando para isso, ferramentas poderosas da análise financeira de balanços, como a análise vertical e horizontal, capacidade de pagamento, indicadores de atividades, indicadores de rentabilidade, análise de valor da ação, entre outros.

3. JUSTIFICATIVA
Este trabalho se justifica pela necessidade do contador em saber fazer uso da análise financeira debalanços, já que esta fornece ferramental suficiente para a tomada de decisão.

4. LOJAS RENNER SOCIEDADE ANONIMA

Antônio Jacob Renner foi quem começou a escrever a história do nome Renner. Descendente de alemães começou a trabalhar ainda menino na fábrica de banha da família em São Sebastião do Caí. Mais tarde, já morando em Porto Alegre, fundou o Grupo A.J.Renner com segmento deindústria fabril, instalando-se no bairro Navegantes.
Comercializava capas de pura lã e capas do vestuário masculino, resistentes ao frio, ao vento e às chuvas, tornando-se uma peça de roupa indispensável tanto para o gaúcho da campanha e aos caixeiros-viajantes, como também ao homem da cidade.
Sempre alerta às tendências do mercado, a Renner começou a ampliar e a diversificar suas atividadesempresariais, como as plantações de linho, matéria-prima para a fabricação de trajes masculinos de alta qualidade, que levavam a marca Renner e que inspiraram o primeiro conceito empresarial lembrado: "Renner, a boa roupa, ponto a ponto".
O ano de 1965 marca o início da história de Lojas Renner como uma empresa verdadeiramente independente. Foi como parte integrante do grupo A. J. Renner que Lojas Rennerinaugurou em 1922, na capital gaúcha, seu primeiro ponto-de-venda para a comercialização de artigos têxteis. Em 1940, o mix de produtos foi ampliado e Loja Renner passou a operar como uma loja de departamentos.
Em 1965, devido ao seu crescimento e evolução, o grupo A. J. Renner optou por tornar independentes as diferentes empresas que o formavam, ocasião em que foi então constituída a companhiaLojas Renner S.A. Dois anos depois, em 1967, Lojas Renner já se transformava em uma empresa de capital aberto.
Após décadas de bom desempenho, Lojas Renner passou por uma profunda reestruturação no início dos anos 1990, passando a operar no formato de loja de departamentos especializada em moda.
Ainda na década de 1990, impulsionada pela bem sucedida reestruturação e pela implantação da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise de um balanço patrimonial
  • analise financeira de balanço patrimonial
  • Análise de balanço patrimonial
  • Analise balanço patrimonial
  • ANÁLISE DO BALANÇO PATRIMONIAL DA EMPRESA
  • analise de balanco patrimonial
  • Analise de balanço patrimonial
  • analise de balanço patrimonial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!