Análise de auto da barca do inferno: a literatura de gil vicente.

Páginas: 3 (634 palavras) Publicado: 21 de março de 2013
Este trabalho tem como objetivo analisar através de leituras e pesquisas, a obra literária escrita por Gil Vicente O Auto da Barca do Inferno, e suas alegorias com relação ao Humanismo.
Para isto,utilizamos como exemplos as cenas do Fidalgo, um personagem vicentino muito interessante que representa a nobreza e caracteriza todo o jogo de poder em que o Clero e a Nobreza dominavam o restante dasclasses. E, comparando este personagem com os Quatro Cavaleiros, que morreram pela Fé Cristã, evidenciamos algumas críticas que Gil Vicente faz a sociedade por meio dessa obra.
O Auto da Barca doInferno é uma obra da escola literária de transição entre o mundo medieval e a Europa renascentista: o Humanismo. Caracterizado, principalmente, por retomar valores religiosos e apontar críticassociais.
Tais características são observadas durante toda a obra, com a presença de personagens teológicos: o Anjo e o Diabo, e o constante julgamento dos demais em uma crítica a sociedade, seus hábitos evalores. Por exemplo, nos versos 80 ao 83, quando o Fidalgo tenta usar de sua posição na sociedade como uma razão para entrar na barca do paraíso:
Fid. Sou fidalgo de solar, é bem que merecolhais.
Anjo Não se embarca tirania neste batel divinal.
Nos versos 103 a 105 o Anjo apresenta ao fidalgo o motivo deste não poder embarcar:
Anjo desprezastes os pequenos, achar-vos-ei tanto menosquanto mais fostes fumoso.
Nesta 1ª cena, Gil critica a ideia de soberba, ou seja, de que um grupo de pessoas seja superior às outras. Na construção dessas críticas ele utiliza o humor, fortementepresente nos diálogos com o Diabo. Como nos versos 43 a 49, quando o Diabo caçoa do Fidalgo por sua ignorância em pensar que poderia viver do jeito que quisesse, egoísta e presunçosamente, e ainda assimir ao Paraíso. Para argumentar a seu favor, o Fidalgo diz ter em vida quem reze sempre por ele:
Fild. Que leixo na outra vida quem reze sempre por mim.
Diabo Quem reze sempre por ti?!..
Hi,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise Auto da Barca do Inferno
  • Auto da barca do inferno de Gil Vicente
  • Gil vicente
  • AUTO DA BARCA DO INFERNO
  • O auto da barca do inferno
  • O auto da barca do inferno, de gil vicente
  • A alegorização da obra "o auto da barca do inferno" de gil vicente
  • Leitura e análise comparativa de gil vicente e ariano suassuna: as virtudes e os pecados capitais no auto da...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!