Análise de água mineral

Páginas: 63 (15721 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO MESQUITA FILHO” FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS

AVALIAÇÃO BACTERIOLÓGICA DE ÁGUAS MINERAIS SEM GÁS E GASEIFICADAS ARTIFICIALMENTE COMERCIALIZADAS EM GARRAFAS INDIVIDUAIS.

ROBERTA TEBALDI

Nutricionista

Orientador: Prof. Dr. ADALBERTO FARACHE FILHO

ARARAQUARA – 2011 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO MESQUITA FILHO” FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS

AVALIAÇÃO BACTERIOLÓGICA DE ÁGUAS MINERAIS SEM GÁS E GASEIFICADAS ARTIFICIALMENTE COMERCIALIZADAS EM GARRAFAS INDIVIDUAIS.

ROBERTA TEBALDI

Nutricionista

Dissertação apresentada ao programa de Pós Graduação em Alimentos eNutrição, para obtenção do título de Mestre em Alimentos e Nutrição – Área de Ciências dos Alimentos.

Orientador: Prof. Dr. ADALBERTO FARACHE FILHO

ARARAQUARA – 2011 2

Dedico

Aos meus pais e meu irmão pelo amor e confiança. Ao meu namorado pelo incentivo.

3

Agradecimentos

À minha mãe Francisca Margarida e ao meu pai José Roberto pelo incentivo na minha realizaçãoprofissional e pessoal.

Ao meu namorado Rodrigo, pela paciência, amor, dedicação e incentivo.

Ao Prof. Dr. Adalberto Farache Filho, pela orientação para o desenvolvimento desta monografia, incentivo, apoio, e amizade.

Aos professores integrantes da banca do exame geral de qualificação, Profa. Dra. Maria da Penha Longo Mortati Catanozi e Prof. Dr. Luiz Augusto do Amaral pelas sugestões econsiderações que muito contribuíram para o aperfeiçoamento deste trabalho.

À Joselma e a Adriana, técnicas do laboratório de Saúde Pública da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP-Araraquara, pela paciência, atenção e amizade.

Aos meus amigos, pela amizade, força, compreensão.

Ao meu irmão, pelo carinho e incentivo.

Aos funcionários da Secretaria de Pós Graduação da Faculdade deCiências Farmacêuticas de Araraquara-Unesp, pela paciência e atenção dedicadas.

Aos funcionários da Biblioteca de Ciências Farmacêuticas de Araraquara-Unesp, pelo auxílio e colaboração durante a fase de elaboração da dissertação.

Por fim agradeço a Deus por todas as conquistas, oportunidades e realizações, que me foram dadas na vida. Obrigada!

4

Banca examinadora_______________________________________ Prof. Dr. Adalberto Farache Filho (orientador)

__________________________________________ Prof. Dr. Clovis Wesley Oliveira de Souza (membro)

_______________________________________ Prof. Dr. João Bosco Faria (membro)

Araraquara 14 de Janeiro de 2011

5

SUMÁRIORESUMO.................................................................................................................................9 ABSTRACT.......................................................................................................................................10 INTRODUÇÃO.............................................................................................................................11

CAPÍTULO 1 – REVISÃOBIBLIOGRÁFICA.................................................................................13 1.1 – Água mineral......................................................................................................................14 1.2 – Qualidade microbiológica da água mineral.......................................................................16 1.3 – Doenças Transmitidas por Água e Alimentos(DTAA).....................................................18 1.4 – Microbiota Autóctone em águas minerais.........................................................................20 1.5 – Microbiota Alóctone..........................................................................................................21 1.6 – Microrganismos indicadores e sua ocorrência em água mineral.......................................21 1.7 – Escherichia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise economica da agua mineral
  • Agua mineral
  • ÁGUA MINERAL
  • a agua mineral
  • Agua mineral
  • agua mineral
  • Aguas minerais
  • Aguas minerais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!