Análise das principais variáveis da aprendizagem da natação para crianças de 0 a 10 anos

Páginas: 12 (2870 palavras) Publicado: 20 de abril de 2012
[pic]


CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE EDUCAÇÃO FISÍCA - BACHAREL















sinteze






















Londrina
2012

NATAÇÃO I – 1 BIMESTRE
ROTEIRO DE ANÁLISE DO ARTIGO
Responda com caneta azul ou preta. equipes de até 5 alunos. Valor 40 pontos
NOME DO ALUNOS: Alex Rocha, Cassio Brazao, Paulo Guilherme, Marcos ViniciusPindaiba, Willian Moura Oda

TURMA: 4° Semestre / 2° Ano

1)TÍTULO DO ARTIGO: Análise das principais variáveis da aprendizagem da Natação para crianças de 0 a 10 anos.

AUTORES: David C. Machado, Leny C. Mrech, Howard Gardem, Bryant J. Cratty.

1) Faça uma síntese de cada seção deste artigo até a seção: 2.6 A importância dos Jogos, dos Saltos e Giros para o Domínio do Corpo no MeioLíquido.

2) Elabore 10 questões dissertativas do artigo acima e responda.

ENTREGAR DIGITADO





















1 INTRODUÇÃO
Através de pesquisas, devemos saber como esta sendo feita as aprendizagens da natação em crianças de 0 a 10 anos. Abordando assuntos da natação como a didática de aprendizagem, respiração, equilíbrio, propulsão, vantagens dasatividades aquáticas, psicomotricidade, inteligências múltiplas, importância dos jogos, saltos e giros no meio liquido.
2 REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS
2.1 A Didática da Aprendizagem da Natação
O professor é a peca fundamental no ensino, ele explica e demonstra o porquê de tudo, ele deve cuidar da sua imagem e adquirir a confiança de seus alunos.
Para conseguir isto, eledeve se empenhar e amar o que faz, compreender os alunos, ser acessível e solucionar os problemas dos alunos e respeita-los.
Antes de tudo o professor devera adapta-los ao meio liquido, existem recursos indispensáveis para que o professor atinja seus objetivos sem que os alunos percebam, por mais claro que seja. Sempre deixar que o aluno entenda e faca, depois que os alunos estiverem ávontade, vem á etapa de respiração que o objetivo é o trabalho muscular.
O trabalho de respiração mal executado, faz acarretar inúmeros problemas, a criança que não (inspira e respira) terá dificuldade para flutuar e nadar.
Na água a criança encontra-se inapta para se equilibrar horizontalmente por razoes mecânicas e técnicas de natação. O professor devera adapta-lo ao novoequilíbrio, e esta adaptação é a sensação de equilíbrio e flutuação, sempre sendo executados de maneira correta.
O deslocamento representa a propulsão, são realizados com ou sem a ajuda de pernas e braços; ou com ajuda de ambos ao mesmo instante, a respiração e o equilíbrio estarão sempre presentes.
A propulsão foi colocada na ultima etapa, porque as crianças já esta adaptada ao meioliquido, já se equilibra e respira corretamente assim a criança pode fazer deslocamentos facilmente, com ou sem os braços e pernas.
Não se deve incluir alunos novos em turmas já iniciada, mas se a turma ainda estiver em processo de adaptação, não haverá problema, pois pode dificultar para a criança em acompanhar a turma, e o desenvolvimento das aulas para o professor. Não devemos tambémsatisfazer a vontade dos alunos ou dos pais, pois podemos ir contra a criança e a nós mesmos.
2.2 Reais Vantagens das Atividades Aquáticas
Existem seis benefícios básicos na natação. São eles: físicos, psíquicos, social, recreativo, terapêutico e preventivo.
2.2.1 Aspectos Físicos
As atividades que a natação oferece, são as mais positivas para o nossoorganismo, coloca adequadamente em trabalho os grandes sistemas ou aparelhos do corpo humano. Alem disso não agride o nosso corpo.
É de imenso prazer à sensação que a natação traz. A sensação do meio liquido para a terra, são diferentes. Pois tem um maior domínio corporal dentro dela, sem fazer esforço, alguns movimentos até impossíveis fora da água.
A maioria dos 650 músculos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise de crianças de 0 a 2 anos
  • A IMPORTÂNCIA NATAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS
  • A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE 0 A 6 ANOS
  • Psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento crianças de 0 a 6 anos
  • observação e análise de crianças de 0 a 2 anos
  • SEXUALIDADE DE 0 A 10 ANOS
  • Criança de 0 a 3 anos
  • crianças de 0 a 6 anos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!