Análise das estratégias do mercado de aviação civil estudo de caso gol x tam

Páginas: 9 (2141 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
MERCADO ATUAL
Vivendo em um contexto econômico altamente competitivo, pelas necessidades e exigência dos consumidores, as empresas precisam ser mais flexíveis, ágeis e estarem atentas as mudanças do mercado, quando surgir alguma eventualidade estarem preparadas para lidar com as mudanças.
Com o mundo globalizado, as empresas têm demonstrado um grande empenho para se tornarem mais compactas evelozes. Reduzindo assim os custos e aumentando a produtividade (Oliveira, 2004).
Uma empresa que pretende se manter lucrativa no mercado, precisa estar continuamente revendo seus processos de produção, seus produtos, sua relação com os clientes e acompanhando as inovações, as quais possui uma significativa importância para as mudanças na forma de gestão. Criando assim, uma constante mudança dedireção nas organizações como afirma Dru e lemberg (1997).
Conforme aponta Oliveira (2004) as empresas estão se reorganizando estrategicamente, alterando seus processos de produção, tomando mais cuidados em cada tomada de decisão, buscando a criação de produtos que superem os da concorrência, aliando a tecnologia para a elaboração desses produtos.






TIPOS DE ESTRATÉGIA

Porter (1986)indica que cinco forças determinantes na competição em uma organização: o surgimento de novos concorrentes, a ameaça de substitutos, o poder de barganha dos clientes, e dos fornecedores e a concorrência atual.

Figura 1 – Cinco Forças de Michael Porter

- Surgimentos de novos concorrentes: Neste caso é necessário analisar a possibilidade de novas empresas entrarem no mercado e aumentando aconcorrência. É preciso ter uma economia ou uma tecnologia para poder ser competitivo caso haja uma concorrência mais acirrada.
- Surgimento de produtos substitutos: É preciso verificar os produtos que estão no mercado ou surgindo se eles atendem as mesmas necessidades que seus produtos, e caso consigam ser comercializados por preços menores, criando assim uma procura de seus clientes para essesprodutos.
- Poder de barganha dos clientes: Se existirem muitos produtos similares no mercado, o cliente terá maiores motivos para negociar e tomar decisão de qual fornecedor comprar, já que para ele a diferença de um para o outro não justifica a diferença de preço.
- Poder de barganha do fornecedor: Neste caso, se existirem poucos fornecedores atendendo o mercado, assim torna mais fácil ocontrole de preços, e restringir pra quais clientes fornecer e assim tornando maior o poder de barganha do fornecedor.
- Concorrência: Para muitos esse é o principal e mais importante motivo para a competitividade do mercado, pois os concorrentes podem ter um comportamento agressivo e influenciar na gestão das empresas, nos produtos.
Baseados nessas forças apontadas por Porter a empresa precisarealizar um complemento para determinar seu comportamento e realizando uma análise SWOT, analisando os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades, sua empresa terá mais visibilidade para saber como se comportar com cada produto no mercado.
O termo estratégia significa “A arte do general” o qual foi utilizado por séculos pelos militares significando uma maneira de vencer a guerra. O papel doestrategista era comandar o seu exército utilizando-se de vários métodos para a execução dos planos.
Com o passar do tempo vários autores como Minzberg (2003) observaram que o termo estratégia também pode ser empregado como uma maneira de administração de uma organização. Conforme aponta Oliveira (2003) “Estratégia é um conjunto de decisões fixadas (...) no processo organizacional que integra:missão, objetivos e sequencia de ações administrativas num todo interdependente”.
Drucker (1994) Apud Oliveira (2003) define estratégia como uma perspectiva, uma maneira como a empresa responde às seguintes perguntas: O que é nossa empresa? Qual é a sua missão? O que ela deveria ser? Quais deveriam ser sua relação com o lucro, a formação pessoal e a responsabilidade social?; Porter (1980) observa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de Caso TAM, Gol e Azul
  • Estudo orientado análise de balanços gol e tam
  • Estudo de caso
  • Análise balanços tam e gol
  • Análise financeira tam e gol
  • Estudo de Caso, Gol, Varig, Tam e Coca-Cola, Suco Mais e Del Valle
  • Estudo de caso TAM
  • Estudo de caso TAM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!