Análise das demonstrações

Páginas: 5 (1249 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014


Análise de Demonstrações Contábeis

A análise das Demonstrações Contábeis constitui-se num processo de meditação sobre os mesmos, objetivando uma avaliação da situação da empresa em seus aspectos Econômicos, Patrimoniais e Financeiros.
A análise de balanços deve ser entendida e estudada de maneira abrangente, isto é, deve ser designada mais propriamente como “Análise Contábil” ou“Análise das Demonstrações Financeiras”, vez que a mesma tem como objeto de estudo, análise e interpretação, não apenas o Balanço Patrimonial, como também todas as demais demonstrações contábeis ou financeiras, elaboradas pela empresa e prescritas nos textos legais.
Demonstrações Contábeis
Com a publicação das novas normas contábeis por força da Lei 11.638/2007, foi alterado, dentre outros, o artigo 176da Lei das S/A, sendo que desta forma as demonstrações contábeis obrigatórias a partir de 01.01.2008 são: o balanço patrimonial, a demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, a demonstração do resultado do exercício, a demonstração do fluxo de caixa e a demonstração do valor adicionado, complementadas pelas notas explicativas.

Estrutura do Balanço Patrimonial
No Ativo as contas sãodispostas em ordem decrescente do grau de liquidez dos elementos registrados, ou seja, as contas com maior liquidez aparecem antes. Assim, obedecendo ao prescrito no Art. 178, desde 01.01.2009 o ativo divide-se em circulante e não circulante.
De acordo com o artigo 179 da Lei das S/A, no Ativo as contas serão classificadas do seguinte modo:
Ativo Circulante: as disponibilidades, os direitosrealizáveis no curso do exercício social subsequente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte;
Ativo Realizável a Longo Prazo: os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas (artigo 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituíremnegócios usuais na exploração do objeto da companhia;
Investimentos: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa;
Ativo Imobilizado: os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou daempresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens;
Intangível: os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido.


No Passivo as contas são dispostas em ordem decrescente de grau deexigibilidade dos elementos registrados, ou seja, as contas com maior exigibilidade aparecem antes. Como no ativo, observado o Art. 178, desde 01.01.2009 o passivo também é dividido em circulante e não circulante, com a particularidade de ainda receber o saldo das contas do patrimônio líquido.
De acordo com o artigo 180 e seguintes da Lei nº 6.404/76, no passivo as contas são classificadas daseguinte forma:
As obrigações da companhia, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não circulante, serão classificadas no passivo circulante, quando se vencerem no exercício seguinte, e no passivo não circulante, se tiverem vencimento em prazo maior, observado o disposto no parágrafo único do art. 179.
Assim como o Passivo, o Patrimônio Liquido (PL), também representa origem derecursos, sendo que o PL corresponde aos recursos financiados pelos sócios da entidade, na forma de capital, e também pelos lucros retidos.
Patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, e prejuízos acumulados

Estrutura Sintética do Balanço Patrimonial
ATIVO
PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Ativo Circulante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise das Demonstrações
  • analise de demonstrações
  • Analise das demonstrações
  • analise demonstraçoes
  • analise de demonstrações
  • Analise da demonstrações
  • analise de demonstrações
  • analise das demonstraçoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!