ANÁLISE DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR

Páginas: 11 (2628 palavras) Publicado: 31 de março de 2014



UNIFACS – UNIVERSIDADE SALVADOR
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO





CONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL:
ESTUDO DE CASO DA RMS















SALVADOR
SETEMBRO DE 2013


UNIFACS – UNIVERSIDADE SALVADOR
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO





CONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL:ESTUDO DE CASO DA RMS






















SALVADOR
SETEMBRO DE 2013

5. CENÁRIO SOCIOECONÔMICO:

A Região Metropolitana de Salvador(RMS) conta com uma população de 3.573.973 habitantes, sendo a sétima maior região metropolitana de país, sendo que mais da metade dela, 74,9% mora na capital Salvador, a segunda cidade com maior população é Lauro de Freitas, com4,6%, podemos analisar que Lauro de Freitas fica na segunda colocação, pois é a cidade com melhor facilidade de acesso à capital e a mais próxima, sendo que muitas pessoas que moram em Lauro de Freitas, trabalham ou estudam em Salvador.
Camaçari, fica na terceira posição, com 6,8% da população da RMS, atraindo muitas pessoas com seu Pólo Industrial, com mais de 3 mil empregados.
No períodocompreendido entre 2000 e 2010 o crescimento da RMS persistiu significativo, com uma taxa de crescimento médio anual da população residente de 1,7%, o que confirma que Salvador mantém a característica de atrair migrantes, mais do que expulsar,principalmente do interior do próprio estado da Bahia e de outros estados do Nordeste.


5.1 – POPULAÇÃO REGIONAL:

Com uma média populacional de 274.921habitantes, com uma área de 4.375 km², a RMS tem uma densidade de 816,9 hab/km², mais de trinta vezes a média estadual de 25 habitantes por quilômetro quadrado, sendo que Salvador tem a maior densidade demográfica da RMS, com 3.859,35 hab/km², Lauro de Freitas vem em seguida com uma densidade de 2.833,46 hab/km². Percebe-se claramente a grande diferença das densidades nas cidades da RMS, porexemplo, entre Salvador que tem a maior densidade com 3.859,35 hab/km² e Pojuca com 40,16km². Salvador tendo umas das maiores densidades do país, estando em 8º lugar, no ranking nacional, mostra claramente as dificuldades em mobilidade, habitações, planejamento para uma cidade que cresce demasiadamente sem estrutura para isso, fazendo com que pessoas com melhores condições de renda se movam paracidades como Lauro de Freitas, já que é mais próximos e o metro quadrado tende a ter um melhor custo/benefício. Abaixo, vemos uma tabela mostrando claramente essa diferença grande de densidade demográfica das cidades da RMS. A RMS tem uma densidade populacional média de 723,76 hab/km².



TAXA CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO DA RMS:


Vemos, em relação a taxa de crescimento populacional um diferençapequena dentre as cidades da RMS, enquanto que a que mais cresce é Dias D´Ávila com 4,2% ao ano, Candeias é a que menos cresce com 1,3% ao ano. O crescimento maior de Dias D´Ávila é pelo fato de que grande parte da população que trabalha no Pólo de Camaçari mora na cidade, além do fato de que na cidade encontra as melhores fontes de água da Bahia, distribuindo água mineral pra a Bahia inteira, oque impulsiona e traz lucro para a cidade. Já Salvador, é uma das cidades que menos cresce, 1,8% ao ano, o que demonstra que a cidade está ficando cheia e menos atrativa, pois grande parte dos baianos que viam morar em Salvador, hoje estão indo para o Sul, Salvador está ficando atrasada, com a falta de planejamento, mobilidade e estrutura, Salvador está ficando cada vez mais menos atraente para semorar.


Através da Pirâmide Etária da RMS de 2000 e 2010, podemos ver que a população da RMS está ficando cada vez mais velha, resultado do aumento da expectativa de vida do brasileiro e da diminuição de fecundidade, deixando a maior parte da população da RMS entre 25 e 29 anos e com o aumento de acidentes envolvendo morte com homens, temos uma população feminina maior.


5.2 – PRODUÇÃO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Configuração urbanística da região metropolitana de salvador
  • análise região metropolitana de goiania
  • Região metropolitana
  • Região Metropolitana
  • regiao metropolitana
  • A INFLUÊNCIA DA METEOROLOGIA NA DISPERSÃO DOS POLUENTES ATMOSFÉRICOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR.
  • Os jovens no mercado de trabalho na região metropolitana de salvador
  • Região Metropolitana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!