Análise da peça a ver estrelas (1985) de joão falcão

Páginas: 7 (1562 palavras) Publicado: 27 de janeiro de 2013
Este estudo constitui na análise da peça A ver estrelas (1985) de João Falcão, para isso, há sido observado as características da estrutura do texto, assim como, seus personagens, espaço e tempo da ação dramática, além de observarmos os conflitos e reflexões apresentadas pelo autor.
João Barreto Falcão Neto, João Falcão, nasceu em São Lourenço da Mata em 1958, é conhecido, atualmente, nãosomente pelo trabalho como autor, mas também como diretor. Iniciou sua carreira em Recife, mudando-se depois para o Rio de Janeiro, onde começou seu trabalho como encenador e diretor de TV. Entre seus textos para o teatro estão Xilique Peba Piriquito Xique, 1982, Um Pequenino Grão de Areia, 1983 e A ver estrelas, 1985. Na década de 90, foi para o Rio de Janeiro e estreou A Ver Estrelas, texto quemistura uma estrutura da fábula tradicional - um menino sai pelo mundo em busca de uma personagem misteriosa - a um nonsense bem-humorado. Nos anos seguintes, João Falcão realizou diversos trabalhos como diretor de teatro, tais como, a adaptação do texto de Moliére, O Burguês Fidalgo, protagonizado por Marco Nanini.
Segue com outras montagens de sucesso, como, A Dona da História, 1998, vencedora doprêmio Shell e o monólogo com Marco Nanini em Uma Noite na Lua, 1999, que permaneceu três anos em cartaz e ganhou o prêmio Sharp de melhor espetáculo. Em 2000, estreou A máquina, de Adriana Falcão onde adaptou o texto para o teatro. Em 2001, encenou Cambaio, escrito em parceria com Adriana Falcão, com músicas de Chico Buarque, e direção musical de Lenine. Em 2002, dirigiu outro texto de suaautoria, Mamãe Não Pode Saber, que contava com Drica Moraes no elenco. Além dos trabalhos de direção, João Falcão ficou conhecido por sua adaptação para a TV do texto de Ariano Suassuna, O auto da compadecida, levada ao ar em 1998, e outros trabalhos para o cinema, como, Fica comigo essa noite, 2005 e Clandestinos – o sonho acabou, 2010.


A VER ESTRELAS
O texto A ver estrelas, 1985, trata-se de umtexto voltado para o público infantil e conta a história de Jonas, um garoto que vive no bairro da Solidão dias sempre iguais, fazendo as mesmas coisas sem se dar conta daquilo que vive, como nos é apresentado no prólogo: Todo dia de Jonas/é igual ao de amanhã/(...) Oh, Jonas, Oh, Jonas/Todo dia quase tudo igual. (FALCÃO, 1985: p. 2).
No entanto, um certo dia, algo diferente acontece e o meninopercorre um longo caminho até descobrir uma nova maneira de aproveitar os dias, o caminho a ser percorrido é apresentado metaforicamente, pois Jonas é de um reino chamado A ver estrelas, vive sonhando, olhando para as estrelas da janela do seu quarto, após a aventura vivida por ele, fica a reflexão: é melhor viver vendo estrelas ou navegando?
A peça propõe uma distância física a Jonas, que ésair do seu reino para encontrar um rapaz chamado Grampo e entregar-lhe A Rosa dos Ventos, acontece que a forma de percorrê-lo não se dá de maneira objetiva, andando ou correndo, mas sim através da sua imaginação, do modo de enxergar as coisas; no caminho, Jonas, que não dava valor ao tempo, conhece vários personagens que acabam oferecendo-lhe desafios, lições e apresentam a ele valores que atéentão na sua vida corrida e monótona não tinha percebido.
A peça ocorre em apenas um ato e sua estrutura está organizada de uma forma convencional, ou seja, nos é apresentado o começo, o meio e o fim de modo linear, primeiramente, nos é exposto a situação, a partir do prólogo, apresentando quem é a personagem principal e como vive; logo o conflito vivido por ela ao aparecer pela janela do seuquarto alguns marinheiros, sugerindo assim uma ruptura com o convencional, além de estabelecer o conflito da personagem, que é entregar a Rosa dos Ventos (esquecida pelos marinheiros) a uma personagem chamada Grampo, é a partir desse conflito que inicia-se a ação do texto, pois Jonas possui um objetivo maior e por isso vai encontrando os outros personagens, o desfecho ou a solução do conflito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • JOÃO PEÇAS
  • Analise: falcão meninos do tráfico
  • Escola Municipal João Marinho Falcão
  • Analise do documentário falcão meninos do trafico
  • ANALISE DO FILME FALÇÃO MENINOS DO TRAFICO
  • Análise do documentário falcão e os meninos do tráfico
  • Peça de teatro
  • Analise da Obra A Hora da Estrela

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!