Análise da obra: Espaço e Método - Milton Santos

Páginas: 21 (5067 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
“JULIO DE MESQUITA FILHO”
Campus Rio Claro
INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS EXATAS




Análise da obra


Livro: Espaço e Método – Milton Santos



Pablo Augusto Bastiani




Rio Claro
2013
Introdução

Este trabalho que segue, buscará da melhor forma reproduzire analisar a preciosa obra de Milton Santos – Espaço e Método. Neste livro vemos mais uma vez a característica literária do autor, pois em uma mesma página é possível se discutir inúmeros fatores colocados e inter-relacionados sobre a própria geografia ou o mundo em que vivemos.
Para isso nos apoiaremos em diversos outros autores que buscaram entender esta obra ou a visão de Santos, tambémserão utilizadas outras produções deste para que seja possível uma integração de sua visão através de suas obras.
Certamente é um risco e uma audácia buscar entender por completo o que quis ser passado neste livro, porém esperamos que um panorama de seus assuntos mais relevantes sejam transmitidos a partir deste trabalho.












Um pouco sobre Milton Santos

Quem lê MiltonSantos pela primeira vez pode se assustar ao ver que já na primeira página de seu livro, será discutido o espaço. Mas é lógico, o livro fala exatamente disso, o próprio nome é Espaço e Método. Essa é uma característica do autor, ele não faz suspense e deixa o melhor para o final, há tanto a ser discutido, tantos temas a serem abordados que desde a página um, já é necessária uma atenção mais queredobrada.
É através desse jeito de ser e pensar a geografia e a humanidade que vai trazer a Santos o prestígio conquistado internacionalmente, coroado com o recebimento do Prêmio Vautrin Lud em 1994, o equivalente ao Nobel para a geografia, dentre tantos outros recebidos ao redor do mundo.
Muito conhecido no meio acadêmico, saiu do Brasil por causa da ditadura, por estar engajado com políticos deposição esquerdista, com isso trabalhou em universidades de diversos países, com destaque especial a sua relação com a França. Seu currículo literário soma cerca de 40 obras, sendo que a atualidade de suas ideias, mesmo em livros com décadas de publicação, é mais uma mostra de seu talento.
(...) A reincorporação do prof. Milton Santos aos âmbitos acadêmicos dos quais tinha estado ausente quasetreze anos, por causa da ditadura militar, cumpre papel importante neste processo de renovação. Milton Santos divulga e ressignifica no Brasil – mediante sua atividade docente, pesquisa e suas publicações – a experiência acumulada pela sua passagem por instituições acadêmicas e de planejamento na França, nos Estados Unidos, na Venezuela e na Tanzânia; por seus estudos no campo da física, da economiae do marxismo (...).
(GEOSUL apud ZUSMAN, 1996, p.29-30).

Milton Santos foi, e ainda é, uma inspiração para gerações de geógrafos e pensadores, da mesma forma ele recebeu diversas influências dentre as quais podemos citar: Jean Tricart ,Pierre Mombeig, Pierre Deffontaines, Henri Lefebvre, Yves Lacoste, David Harvey, Jean Paul Sartre, Edward Soja, Neil Smith, entre tantos outros.
Nasceu nacidade de Brotas de Macaúbas, Bahia, no ano de 1926, morreu vítima de câncer em 2001 na cidade de São Paulo, aos 75 anos de idade. Como já foi dito, escrevia sobre diversos temas, porém alguns se tornaram mais recorrentes como os efeitos da globalização, além de estudos sobre espaço e a sociedade.
Formou-se inicialmente em direito, porém foi com seu trabalho em geografia que se destacou,trabalhando na Universidade de São Paulo, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Católica de Salvador, além das localizadas em outros países.













Espaço e Método

Seu primeiro tema proposto no livro é de que o espaço é formado por mais que apenas coisas, é formado também por seus aspectos sociais, ou seja, o espaço é a soma da sociedade com a natureza. Essa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Milton Santos
  • Resenha: A Natureza do Espaço. Milton Santos
  • Milton Santos Técnica espaço e tempo
  • fichamento
  • Resumo aos dois capítulos do livro espaço e método: “o espaço e seus elementos: uma questão de método” e...
  • Análise da obra "O santo inquérito"
  • Análise do filme: "encontro com milton santos"
  • Análise e os estudos de globalização de Milton Santos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!