Análise da obra: amor de salvação de camilo castelo branco

Páginas: 16 (4000 palavras) Publicado: 10 de abril de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE JUSSARA
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS/INGLÊS E RESPECTIVAS LITERATURAS


MAYSA PERES ARRUDA







ANÁLISE DA OBRA “AMOR DE SALVAÇÃO”, DE CAMILO CASTELO BRANCO














JUSSARA
2011

Maysa Peres Arruda





JUSSARA
2011

ANÁLISE DA OBRA “AMOR DE SALVAÇÃO”, DE CAMILO CASTELOBRANCO.

Amor de Salvação, de Camilo Castelo Branco é uma obra pertencente ao Romantismo, movimento artístico, político e filosófico que nasceu nas últimas décadas do século XVIII na Europa e que durou até parte do século XIX. Uma das principais características desse movimento é que seus autores tinham uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo, pois eles buscavam onacionalismo.
Em principio o Romantismo foi considerado apenas um estado de espírito, mas logo ele tomou a forma de um movimento, e o espírito romântico passou então a designar uma visão de mundo que era centrada no indivíduo. Os autores desse movimento voltam-se cada vez mais para si mesmos, passando assim, a retratar o drama humano, os amores trágicos, os ideais utópicos e os desejos deescapismo. O inicio do século XIX foi marcado pelo lirismo, pela subjetividade, emoção e pelo eu interior.
Ele se concretiza nos sonhos e nas fantasias, valorizando as forças criativas do indivíduo e da imaginação popular. Os autores românticos se opunham a arte dos clássicos e baseavam-se na inspiração da fuga dos momentos fortes da vida subjetiva como a: fé, o sonho, a paixão, a intuição, asaudade, o sentimento da natureza e a força das lendas nacionais.
Este movimento surgiu na Europa em uma época em que a intelectualidade se encontrava em grande evolução, causando assim um ambiente de grande rebeldia. Politicamente falando, os sistemas de governo despóticos caiam e surgia então o liberalismo político. No campo social imperava o inconformismo. No campo artístico, havia umanegação às regras. A Revolução Francesa foi o grande palco desse século de oposição.
Já no Brasil, o romantismo surge e se coincidi com a Independência política do Brasil em 1822, com o Primeiro reinado, com a guerra do Paraguai e com a campanha abolicionista.
Podemos dizer que as principais características do Romantismo são: o individualismo; que como o próprio nome diz, era onde osautores expressavam seus desejos mais íntimos e individuais por meio das emoções e sentimentos, o subjetivismo; onde o eu é o foco principal do subjetivismo para expressar suas razões, a idealização; que é onde os autores românticos idealizavam seus temas, ele representava a mulher como sendo uma virgem frágil, e a sua pátria sempre impecável, o sentimentalismo exacerbado; todos os autorespossuíam o sentimentalismo, pois eram seus sentimentos que moviam esse movimento, a saudade, a tristeza e a desilusão eram os sentimentos mais reais presentes nas obras, eles colocavam a emoção acima de qualquer coisa, o egocentrismo; era a elevação do seu próprio ego, natureza interagindo com o eu lírico; onde a natureza expressa àquilo que o eu-lírico está sentindo no momento da narração. A naturezafunciona quase como a expressão mais pura do estado de espírito do poeta, o grotesco e o sublime; onde ha uma fusão do belo.
Na obra Amor de Salvação são encontradas muitas características desse movimento, a presença marcante do amor e do dinheiro como os grandes responsáveis pela ação dos personagens, o apego à bebida, ao vício, o herói Romântico, o pessimismo, sentimento de inadequação àrealidade, ócio, desgosto de viver, entre outras.
Antes de iniciar a análise propriamente dita, torna-se necessário falar um pouco sobre o autor dessa obra, Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco, ele nasceu na cidade de Lisboa, no dia 16 de Março de 1825 em São Miguel de Seide, e morreu dia 1 de Junho de 1890. Filho de Manuel Joaquim Botelho Castelo Branco que teve uma vida errante entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do livro: amor de perdição
  • Camilo Castelo Branco e sua obra
  • Amor de perdição
  • Amor de perdição camilo castelo branco
  • Amor de Perdição
  • Camilo castelo branco e a sua obra "a mulher fatal"
  • Romantismo em portugal, camilo castelo branco, amor e perdição
  • livro amor de perdiçao de camilo castelo branco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!