Análise da música parque industrial

Páginas: 26 (6348 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2012
TEXTOS E CONCEITOS FUNDADORES DE MICHEL PÊCHEUX: UMA RETOMADA EM ALTHUSSER E LACAN

Bethania MARIANI*
• RESUMO: Objetiva-se descrever o percurso teórico de Michel Pêcheux com relação ao conceito de sujeito. Para tanto, faz-se um retorno a textos fundadores do marxismo e da psicanálise que foram parte da conceituação proposta por Pêcheux. O ponto de partida é justamente a retomada de questõesapontadas por Pêcheux a respeito do pensamento teórico que se elaborava em meados da década de 60 sobre novas práticas de leitura. Faço, assim, um retorno a textos fundadores de Althusser e de Lacan inscritos, de modo explícito ou não, em formulações da Análise do Discurso. Assim, retoma-se, por exemplo, a leitura sintomal1, prática de leitura proposta por Althusser a partir de seu retorno a Freud.A leitura sintomal distancia-se da leitura literal, que supõe uma espécie de inocência de um leitor desprovido de ideologia e apto a encontrar o conteúdo do texto, e também de uma leitura hermenêutica, que supostamente encontraria nas entrelinhas o sentido oculto do texto. Essas reflexões e outras se encaminham na direção de se pensar o lugar e os efeitos da Análise do Discurso hoje. •PALAVRAS-CHAVE: Análise do discurso. Materialismo histórico. Psicanálise. Sujeito. Leitura.

Observações preliminares: justificativa Este meu texto2 expressa uma preocupação e um cuidado. Em meus dois últimos projetos de pesquisa (CNPq e FAPERJ), coloquei como foco a questão do sujeito para a Análise do Discurso, visando compreender o modo como Michel Pêcheux (1988) articula teoricamente essa noção tendo emvista o materialismo histórico e a psicanálise em sua base lacaniana. Meus trabalhos partem, na maioria das vezes, das indicações teóricas do próprio Pêcheux, articuladas a questões de análise. Mais recentemente, busco compreender e apreender melhor o campo da psicanálise e, como consequência disso, analiso manifestações do sujeito na contemporaneidade, tendo como
* Bolsista de produtividade doCNPq e bolsista Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. UFF – Universidade Federal Fluminense. Instituto de Letras − Departamento de Ciências da Linguagem. Niterói − RJ – Brasil. 24220-008 − bmariani@terra.com.br Mantenho, aqui, a tradução feita por Evangelista (ALTHUSSER, 1984) no livro Freud e Lacan, Marx e Freud, que será bastante citado ao longo desse artigo. Texto apresentado no II CEPEL,UNEMAT, Cáceres, julho de 2008.

1

2

Alfa, São Paulo, 54 (1): 113-127, 2010

113

referencial teórico o que psicanalistas têm afirmado a partir da escuta em seus consultórios, como é o caso de Lebrun (2008) e Melman (2003). Porém, ao longo desse percurso de leituras em campos teóricos distintos, percebi que alguns aspectos norteadores de discussões e mal-entendidos, na atualidade, sobre asnoções de inconsciente e de ideologia dizem respeito a uma leitura rarefeita de textos fundadores para a constituição da Análise do Discurso nos anos 60. Foi pensando assim que me propus trazer tais textos fundadores para discussão bem como apresentar, sinteticamente, mesmo correndo o risco de reducionismo, parte do percurso de Althusser e Lacan, autores com os quais Pêcheux dialogou ao longo desua obra.

Pontos de partida Leitura, escrita e interpretação têm a ver com o sujeito e com a língua materna, esse é um lugar-comum que sabemos bem. Entretanto é necessário produzir um estranhamento no campo que essa afirmativa abrange, se quisermos evitar uma repetição que os estudos linguísticos e os pedagógicos engendraram com seus métodos de ensino e técnicas de avaliação. Assim pensando,entendo que precisamos estranhar as teorias com as quais lidamos e, ao mesmo tempo, precisamos tematizar leituras e escritas que constituem o próprio percurso de uma teoria para não cairmos no automatismo de uma repetição sem memória. No caso da Análise do Discurso, esse estranhamento é necessário e possível, quando reterritorializamos os conceitos de sujeito e de língua materna com base em dois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise da música parque industrial
  • Eco parque industrial
  • Texto e contexto
  • Análise de Música
  • Analise da música
  • analise na musica
  • Analise de música
  • analise da música A de Ò

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!