Análise da música Paradeiro

Páginas: 6 (1423 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Análise da Música Paradeiro de Arnaldo Antunes

A música Paradeiro trás uma reflexão dos desconfortos, inseguranças, angústias e acolhimento em diferentes aspectos do existir humano. O poeta Antunes habilita o enredo e chama atenção sobre certos aspectos vividos no contexto social, e psíquico do existir do homem, isto faz refletir sobre questões cotidianas, dentro ou fora do settingterapêutico, cultural entre outros. A mente vive numa procura e busca por resposta (porto seguro), perceber este movimento promove certos questionamentos. O enredo musical procura interagir com as diversas formas de conceber o existir e lidar com ele.
O Antunes consegue trazer várias reflexões, de diversos ângulos, que mexe em aspectos culturais, étnicos cristalizados ou não em nossa cultura econtemporâneo, pontuada pela subjetividade implícita nas vivencias humanas em cada estrofe. O autor da música vira-se num olhar próprio em direção de como percebe os sentimentos múltiplos, diversificado na sociedade como todo. Este movimento dado na canção é por onde surge, emerge os fenômenos conflitantes. O impasse dado pela angustia existencial é possível perceber sobre a ótica dos teóricos emfenomenologia. A proposta então deste trabalho é fazer uma leitura na visão de Martim Heidegger entre outros teóricos fazendo assim uma articulação com a clínica fenomenológica existencial.
Tudo começa quando Antunes inicia a música perguntando:
“Haverá paradeiro para nosso desejo dentro ou fora de um vício?” neste sentido me parece uma forma em que o autor promove certa reflexão sobre aspectos dopensamento, e ação dentro do existir, isto implica elaborar uma compreensão do fenômeno presente que emerge diante de nós. Martin Heidegger afirma que, investigar sobre um fenômeno é procurar uma compreensão onde é possível nortear, ou clarificar uma ideia sobre uma experiência real, onde foi tecida uma trama e visão de mundo.
Dando seguimento a outra estrofe surge:
“Uns preferem dinheiro, outrosquerem um passeio perto do precipício”. Aqui nesta estrofe também me parece um movimento onde se desloca a forma que cada um tem do seu existir, o ser sempre vai procurar uma forma de se relacionar com sua angustia, sabendo que, isto ganhar força, significado sobre a falta que se tem de um paradeiro. O existir sempre abrirá um leque de possibilidades. Isto parece remeter a um vazio existencial porsegurança em dar conta deste turbilhão de sentimentos
Recorri a uma breve entrevista de Antunes onde o mesmo falava da trajetória cultural do nosso país, onde esta riqueza se devia a adversidade de pensamentos (cada cabeça existe um mundo de ideias), sincretismos religiosos, e musicais, ele comenta na sua entrevista que o ser vive em um terreno movediço, cheio de forma de interpretar sua vivenciasde mundo. Achei interessante ele pontuar que, sua literatura era bem percussiva, tal como ele se relaciona com a musicalidade, me parece que foi de seu interesse provocar um despertamento para a nossa própria produção mental em lidar com a vida, foi ai que me deparei quando ele chamou à atenção a riqueza que emerge da adversidade isto ele devia a entrada africana que veio quebrar paradigmas namentalidade engessada de mundo.
“haverá paraíso sem perder o juízo e sem morrer”? Fui buscar na forma de pensar da metafísica que situa a realidade dos fatos, de uma forma concreta, objetivando enquadrando, só que, a única coisa que de fato se tem de concreto no existir é a finitude humana. A fenomenologia não se detém a uma única via de acesso para entender o ser humano e sua forma de ver omundo, sabendo que, toda e qualquer escolha é um risco a percorrer com responsabilidades próprias.
Para a perspectiva fenomenológica o conhecer, a verdade é percebida com fluidez, esta forma de lidar permite com liberdade tratar a demanda que surge no existir (ser), a fenomenologia tem suas bases fundadas na própria ontologia humana, gerando uma compreensão melhor do ser. Esta condição ontológica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise de Música
  • Analise da música
  • analise na musica
  • Analise de música
  • analise da música A de Ò
  • Analise de musica
  • analise de musica
  • Análise de música

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!