Análise da Música Asa Branca

Páginas: 2 (302 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2014
 A música retrata a vida de muitos nordestinos, ela mostra a miséria e o sofrimento que eles enfrentam para conseguir sobreviver em uma terra seca e esquecida por aquelesque lhe deviam lhes fornecer uma chance de melhorar de vida.
Nela o sertanejo sem escolaridade, passa a trabalhar na agricultura e na pecuária, entretanto a seca no nordeste émuito intensa e dessa forma as plantações secam e o gado morre. O nordestino não percebe outra saída a não ser uma migração forçada para as grandes cidades, mas mesmo dessaforma sua situação não melhora, pois ele não possuí escolaridade e dessa forma não consegue um emprego para se manter na cidade. Então ao primeiro sinal de chuva ele volta parasua terra, terra essa que ele ama e nunca quis deixar.
Podemos nos perguntar por que essa situação é tão comum, e a resposta nos aponta uma situação de verdadeiroesquecimento e abandono. Como o nordeste não é um polo da economia brasileira essa região é basicamente abandonada pelos políticos que se focam em regiões como o sudoeste, essespolíticos não investem em educação para que a população carente do nordeste possa se desenvolver, e eles acabam passando por situações como essa de extrema miséria e grandesofrimento.
Mas a música de Gonzaga deixa bem claro o sentimento de amor que o sertanejo sente por sua terra, como no trecho “Então eu disse, adeus Rosinha. Guarda contigo meucoração” se colocarmos “Rosinha” como sua terra, podemos perceber que ele iria partir mas ele amava sua terra e seu lar. O trecho “Espero a chuva cair de novo pra mim voltar pro meusertão” mostra que ele mesmo com todas as dificuldades que passara não destira de sua terra e assim que a chuva trousse o seu meio de sobrevivência ele voltaria.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise da letra da música Asa Branca
  • Análise de texto
  • asa branca
  • Asa Branca
  • ASA BRANCA
  • asa branca
  • Asas brancas
  • asa branca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!