Análise da linguagem publicitária

Páginas: 8 (1751 palavras) Publicado: 26 de março de 2013
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
(PUBLICIDADE E PROPAGANDA)

ANÁLISE DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA
ANÁLISE DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DA VIVO EDUARDO E MÔNICA

Análise de campanha apresentada como atividade parcial avaliativa da disciplina Análise da linguagem publicitária do curso de Comunicação Social com ênfase nas aulas ministradas em sala de aula
Orientado por:

.

Gama/DF
2012

CURSO DECOMUNICAÇÃO SOCIAL
(PUBLICIDADE E PROPAGANDA)

BRUNO
CARLIANE
KÁSSIA

ANÁLISE DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA
ANÁLISE DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DA VIVO EDUARDO E MÔNICA

Análise de campanha apresentada como atividade parcial avaliativa da disciplina Análise da linguagem publicitária do curso de Comunicação Social com ênfase nas aulas ministradas em sala de aula
Orientado por: Luana KarenGonçalves

.

Gama/DF
2012

Introdução

Este trabalho propõe a análise da propaganda Eduardo e Mônica, produzida para a campanha da operadora telefônica Vivo, destacando - se a utilização da música como linguagem audiovisual dentro de uma peça publicitaria. A música conhecida por grande parte dos brasileiros é aqui usada para criar os personagens Eduardo e Mônica na atualidade, em quenovos meios de comunicação estão presentes.
Inspirada no reposicionamento que a Vivo realizou no ano de 2011 (com a assinatura “Amor, conexão e transformação”), a agência África criou um filme para ”Eduardo e Mônica”, uma das músicas mais famosas do Legião Urbana.
O filme foi divulgado na internet e nas salas de cinema de todo país, entre os dias 10 e 16 de junho de 2011 (semana do dia dosnamorados). O objetivo é analisar as estratégias da Vivo na internet como forma de aproximação do público.

 

Ideologia

A campanha mostra a importância da data, além de contextualizar o atual cenário de como as pessoas utilizam a conexão (através de tabletes e celulares) para se aproximar.
Além de tudo, a campanha também serve como homenagem para a música Eduardo e Mônica, que completou 25 anosno período de veiculação da campanha e para Renato Russo, que estaria completando 50 anos. Não houve subversão a campanha foi bem aceita pelo publico.

Análise da Campanha

Campanhas publicitárias apenas nas mídias tradicionais já não são mais o foco das grandes empresas. Estar presente nas redes sociais não representa estar na moda e sim estar atento ao que o seu cliente deseja, criando umrelacionamento mais estreito com ele. Na versão online da comunicação, todos têm o mesmo valor, pois há espaço para que todos falem.
Analise foi feita com ênfase nas aulas ministradas em sala de aula. A campanha da Vivo Eduardo e Mônica teve sua vinculação em dois meios distintos; Internet e Cinema. A baixo segue a análise feita conforme orientação, onde consiste nos seguintes tópicos:
*Apelo Emocional : Uma ferramenta da comunicação publicitária que conjuga de forma emocional o entretenimento com uma marca específica, em formatos como TV, internet, mídia impressa, rádio ou eventos. Alinhada ao posicionamento da marca “O amor nos conecta. A conexão transforma”.
* Raciocínio Ethos e Pathos.
Pathos: apelo à emoção (retórica emocional): afirmação dos benefícios que osconsumidores terão ao comprar e usar o produto. É um apelo por valores, aquilo que os consumidores valorizam e que estão procurando nos produtos. A campanha aproxima as pessoas com a conexão e a tecnologia que eles apresentam.
Ethos: apelo à credibilidade do comunicador (retórica institucional), é um apelo à honestidade e à integridade do anunciante. Porque alguém deveria acreditar no que o anunciantedisse? Para estabelecer essa confiança é que se faz referências à longevidade do anunciante e usa-se testemunhas e endossos de especialistas.
O amor nos conecta. A conexão nos transforma.
Fica bem claro que deve-se acreditar no anunciante, até porque a campanha foi criada com base em uma música baseada em fatos reais. Logo eles (Eduardo e Mônica) se aproximaram e se transformaram, mudaram com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Semiótica aplicada em análise de linguagem publicitária
  • Linguagem Publicitária
  • Linguagem publicitaria
  • Linguagem Publicitaria
  • Linguagem Publicitaria
  • LINGUAGEM PUBLICITARIA
  • Fichamento: trailer: análise da linguagem audiovisual na produção de peças publicitárias
  • Analise publicitaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!