análise da lição 15 do livro Lições de Gramática

Páginas: 4 (767 palavras) Publicado: 30 de dezembro de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS – MESTRADO
DISCIPLINA: Teorias Linguísticas
PROFESSORA: Sônia A. Lopes Benites
ALUNA: Akisnelen de O. Torquette


2ºExercício escrito: análise da lição 15 do livro Lições de Gramática – 8ª série, de Luiz Antônio Ferreira, Editora Ática.


Na lição proposta para análise, encontramos fortemente marcada a concepção degramática estruturalista, que entende a linguagem como instrumento de comunicação. Isto, porque a lição inicia destacando o tópico gramatical que será trabalhado e posteriormente a um texto, explicitaregras gramaticais, pois no uso da Gramática Estrutural abandonou-se a dedução das regras e passou-se a explicitá-las.
De acordo com Roulet (1972) a gramática estrutural adota um método indutivo,em que primeiro são dados exemplos, depois exercícios estruturais e então testes eventuais, essa seqüência pôde ser observada na lição referida, nas páginas 173, 174 que trazem exemplos, nas páginas175 a 184 com exercícios estruturais e nas páginas 184 e 185 em que há um teste para se trabalhar em grupo.
A Gramática Estrutural descreve a língua, porém a linguagem descrita é a pertencente ànorma padrão, como verificamos na obra de Roulet (1972) “A gramática estrutural descreve a língua em uso em uma certa comunidade e em uma certa época” (p. 21). Para ensinar concordância nominal o autor dolivro didático utiliza apenas exemplos do português padrão, sem mencionar o comumente fato dos falantes concordarem em gênero, mas não em número.
A metodologia de ensino usada na lição é a dagramática estrutural, a qual se baseia na concepção behaviorista da linguagem, influenciada por Skinner, método que “permitia aos alunos adquirir os automatismos necessários à prática da língua falada nacomunicação cotidiana” (idem, ibidem, p.24). Ao continuar, o autor explica que, dessa forma, “são fornecidas cadeias de posições em que se manipulam operações de substituição e de transformação” ,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do livro Gramática em Textos
  • Respostas da lição 3 do livro Analises de Romanos
  • Resumo do livro: 10 lições sobre Maquiavel (6ª lição)
  • Analise do livro
  • Lição 15 Inglês
  • Licoes sobre ética- quarta licao
  • Quinta liçao
  • Cinco Lições de Psicanálise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!