Análise da Influência Infraestrutura Escolar no Aprendizado

Páginas: 5 (1089 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014









































































A partir da análise do texto ficou constatado o impacto que a infraestutura escolar proporciona ao aprendizado é muito gritante, visto que, compromete um bom rendimento quando as condições, mínimas, do espaço físico não são adequadas. Este fator,abordado no texto, pelos autores, como determinante demonstra o quanto se faz necessário a promoção de mais ações políticas com o objetivo de assegurar aos alunos o melhor ambiente onde o ensino-aprendizagem possa se desenvolver com maior eficiência.

A realidade, sobretudo, nas periferias dos países subdesenvolvidos, os de terceiro mundo, reflete o que se poderia denominar de uma educação deimproviso, onde em sua maioria, os moldes escolares são defasados e sucateados, com pouca ou nenhuma condição de abrigar seus alunos. No Brasil, a disparidade entre as regiões é muito alarmante e, isso poder ser visto até mesmo entre os estados duma mesma região geográfica, apresenta uma realidade bem diferente dos grandes centros urbanos do país.

O texto enfatiza que a falta de uma boa estruturafísica nas escolas do nosso país, tem chamado a atenção de inúmeros especialistas educacionais, desde o início da década de 80, na tentativa de compreender como tais fatores – infraestrutura inadequada – comprometem o aprendizado dos alunos. Estes estudos são baseados nas informações obtidas, ano após ano, por meio do Censo Escolar, de responsabilidade do Instituto de Estudos e Pesquisas EducacionaisAnísio Teixeira (Inep), que retratam um perfil de cada escola. Constataram que a inadequação material, espaço físico de um modo geral, não só afeta o aprendizado dos alunos como também, é fator determinante na repetência dos mesmos.

Como era de se esperar, há uma diferença entres as escolas estaduais e particulares das municipais, fato que se repete a cada década até os dias atuais. Visto que,a oferta da educação básica fica a cargo dos estados e dos municípios o que não acontece em países de primeiro mundo como é o caso do exemplo citados pelos autores, nos Estados Unidos e na Nova Zelândia, que possuem um sistema de padronização, equitativo, para todas as escolas. Do contrário, em nosso país, o gerenciamento do sistema educacional para a educação básica, desde os primeiros anos dasséries iniciais até o nono ano do ensino fundamental, enquanto que, o ensino médio e, em alguns casos, o ensino fundamental e a EJA, são de responsabilidade dos estados. Tanto estes quanto àqueles, a depender de sua situação geográfica e cultural se depara com a situação-problema da falta de recursos para reforma, ampliação ou construção de novos estabelecimentos educacionais.

Os autores, aoanalisar cada caso, em particular, dessas escolas brasileiras, criaram uma metodologia que dispõe de uma escala na infraestrutura escolar e que a partir dessa escala, cada escola adquire um valor próprio que a caracteriza como sendo adequada ou não para uma realidade específica. Tal categoria permitiu identificar em termos de estrutura material cada segmento escolar. Nestas condições é possível saberqual escola poderá oferecer uma educação de melhor qualidade, sobretudo, qual política poderá ser empregada de forma mais conveniente, visto que o escore da escala na infraestrutura é o retrato mais fiel e preciso do nível socioeconômico da escola de um determinado município e ou estado.

A metodologia consiste na análise dos dados obtido a partir Inep de um número de escola, uma amostraquantitativa, incluindo as escolas públicas e particulares, as rurais e as urbanas. Desta amostragem, é verificada a existência ou não dos itens elaborados na pesquisa, dentre eles podemos exemplificar: consumo de água pelos alunos, abastecimento de água, utilização de eletricidade, esgoto sanitário, banheiros, cozinha, sala de direção, sala de professor, TV, biblioteca, informática, etc. A escala...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Infraestrutura Escolar
  • Infraestrutura escolar
  • Infraestrutura escolar
  • INFRAESTRUTURA ESCOLAR
  • a infraestrutura escolar
  • Infraestrutura escolar
  • Influência da história em quadrinhos no aprendizado
  • A influência da família no aprendizado da criança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!