Análise da importância do programa 5s em uma empresa

Páginas: 15 (3550 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2011
ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA 5S EM UMA EMPRESA

RESUMO: A pesquisa aqui apresentada se propôs à análise da importância do programa 5s em uma empresa, com intuito de reconhecer aspectos inerentes ao processo. Assim a investigação procurou fazer um breve apanhado do conceito. O programa 5s é um processo continuo que tem apenas inicio. É um conjunto de atitudes que leva as pessoas a umamaior satisfação no trabalho, consolidou-se no Japão na década de 60 e os objetivos de busca de qualidade em todos os sentidos; qualidade dos produtos, qualidade dos trabalhos, qualidade de vida. O programa 5s tem características simples, fácil entendimento, fácil de ser aplicado; influencia positivamente o comportamento das pessoas, estímulo a autodisciplina e possibilidade de melhora continua.Palavras-chave: Planejamento. Ações. Conceitos.

INTRODUÇÃO
O 5S é uma ferramenta de trabalho que permite desenvolver um planejamento sistemático de classificação, ordem, limpeza, permitindo assim de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional, motivação dos funcionários e consequente melhoria da competitividade organizacional. Os propósitos da metodologia 5S são demelhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S (DAVIS, 1992).
Ainda de acordo com o autor citado acima o “5 s” é uma prática desenvolvida no Japão, onde os pais ensinam a seus filhos, princípios educacionais que os acompanham até afase adulta, ela surgiu nas décadas de 50 e 60, após a Segunda Guerra Mundial, quando o país vivia a chamada crise de competitividade. Além disso, havia muita sujeira nas fábricas japonesas, sendo necessária uma reestruturação e uma “limpeza”.
O país precisava reestruturar-se, organizar as indústrias e melhorar a produção para ser compatível com o mercado mundial. O programa tem este nomepor tratar-se de um sistema de cinco conceitos básicos e simples, todos iniciados com a letra “S” porém essenciais e que fazem a diferença no Sistema da Qualidade.
Mas para (LAPA,1996), Espanha e Inglaterra adotaram metodologias equivalentes, porém com nomes diferentes: “Teoria da Escova” e “Housekeeping”, respectivamente; mas a idéia é a mesma- sempre buscar o Sistema da Qualidade Total. Oscinco conceitos foram introduzidos no Brasil posteriormente, em 1991, pela Fundação Cristiano Ottoni (SILVA, 1992).
Assim, as organizações com o objetivo da busca de melhoria da qualidade de vida no trabalho, cria no programa 5S uma base para o desenvolvimento dessa qualidade. Não só os aspectos de qualidade e produtividade devem ser delegados aos funcionários, o mesmo deve ocorrer comrelação a organização da área de trabalho, gerando descarte dos itens sem utilidade, liberação de espaço, padrões de arrumação, facilitando ao próprio funcionário saber o que está certo e o que está errado, manutenção da arrumação, limpeza, áreas isentas de pó, condições padronizadas que clareiam a mente do funcionário e a disciplina necessária para realizar um bom trabalho, em equipe, e dia após dia(SILVA,1992).
O caminho prático é a implantação dos 5Ss, cinco passos integrados, que buscam fortalecer 5 Sensos, o termo “Senso” significa uso correto da razão para julgar ou raciocinar em cada caso particular, formando um todo único e simples que nos ajudam a encarar o ambiente de trabalho de uma maneira totalmente nova (DAVIS, 1992).
Os 5 Ss são:
• Seiri (整理): Senso deutilização.
• Seiton (整頓): Senso de ordenação.
• Seisō (清掃): Senso de limpeza.
• Seiketsu (清潔): Senso de saúde.
• Shitsuke (躾)(習慣): Senso de autodisciplina ou hábito,costume.
Davis (1992), afirma em sua obra que o objetivo principal do 5 S é melhorar a qualidade de vida das pessoas, construindo um ambiente saudável e acolhedor para todos. Este objetivo somente será alcançado se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Importância do 5s para a empresa
  • O programa 5s na realidade das empresas juniores
  • implantaçao do programa 5s em micro e pequena empresa
  • Compreender a importância da análise estratégica para as empresas
  • A importancia da análise financeira na gestão das empresas
  • Programa 5s
  • Programa 5s
  • Programa 5s

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!