Análise da figura da mulher em Portugal Oitocentista através de “O Primo Basílio”.

Páginas: 8 (1813 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Análise da figura da mulher burguesa em Portugal Oitocentista através de “O Primo Basílio” de Eça de Queirós.

O Primo Basílio, romance de Eça de Queirós lançado em 1878, retrata uma família da baixa burguesia lisboeta do século XIX, focando a história na jovem Luísa. Sozinha e entediada após a viagem de seu marido Jorge, ela envolve-se com Basílio, seu primo que chega do exterior.
Um dosprincipais objetivos do romance realista era ser objetivo e não distorcer de forma alguma a realidade, destacando as faces da sociedade até então não reveladas na literatura. É por esse motivo que O Primo Basílio é considerado um romance de tese: concentra-se em revelar as cenas reais dessa época, em representar a realidade para provocar mudanças na sociedade.
A obra de Eça de Queirós envolve oleitor ao núcleo familiar e privado dessa família burguesa, apresentando um narrador onisciente e extremamente detalhista. A minuciosa descrição, que vai desde o detalhamento dos objetos da casa e do ambiente até a narração erotizada do corpo das mulheres, é extremamente necessária para o entendimento do enredo. A descrição da protagonista no romance, por exemplo, é extremamente sensual, o que écontraditório ao contexto da obra. Isso ocorre por que Eça deseja demostrar que, naquela sociedade, a única ocupação da mulher burguesa era proporcionar prazer ao homem.
Luísa é uma jovem passiva e submissa tanto a Jorge quanto à Basílio que é produto do meio em que vive. Ela torna-se vítima de uma educação que causa sua alienação, ociosidade e seu gosto pelos livros românticos, aumentando seu desejode viver exatamente o que lê. Esse fato, posteriormente, desenvolve seu gosto pela futilidade e pela fuga, resultando na traição.
Um dos aspectos que Eça quer destacar em seu romance é de que a mulher burguesa de Portugal do século XIX não recebeu educação para se expressar, e, para comprovar isso, cria a personagem Luísa, que representa todas as outras mulheres da baixa burguesia dessa época. Oautor faz questão de evidenciar, em sua narração, como os homens exercem uma superioridade sobre Luísa e, sendo assim, sobre todas essas mulheres da época.
Sendo assim, a questão da figura da mulher burguesa em Portugal oitocentista foi retratada primorosamente por Eça no romance: Luísa era mal vista por sair sozinha de casa, principalmente enquanto seu marido estava viajando; ela não era bemvista por ser amiga de Leopoldina, mulher adúltera e à frente de seu tempo; a mulher não era independente e deveria permanecer em casa enquanto o marido trabalha.
Na época em que o romance é retratado, era necessário que os cidadãos burgueses se travestissem com uma máscara de aparência, que não deveria ser retirada nos lugares públicos. A boa reputação social, o que cada família possuía e ondemoravam eram aspectos fundamentais e valiosos, como afirma Hobsbawm:
“Na verdade, enquanto morasse na cidade, por definição e imagem da hierarquia social urbana, mesmo um membro mediano da burguesia dificilmente poderia deixar de indicar – ou melhor, de sublinhar – o lugar que nela ocupava pela escolha de seu endereço ou, pelo menos, pela dimensão de seu apartamento, pelo andar que ocupava noedifício, pelo grau de servidão de que poderia dispor e pelas formalidades de seu trato e inter-câmbio social.” 1
Essa perspectiva era praticamente uma forma definitiva de avaliar o caráter de cada cidadão, principalmente o das mulheres.
Ainda segundo o autor, a situação das mulheres só mudaria pouco antes de 1914, já no período anterior à Primeira Guerra Mundial, quando haveria grande aumento naeducação secundária para meninas. Seguido a isso, as mulheres começariam a poder se relacionar nos lugares públicos, poderiam dançar com maior liberdade e começariam a trabalhar como professoras. Houve, então, no geral, um expressivo crescimento que resultou na libertação sexual das mulheres. 2
Em relação ao adultério em O Primo Basílio, é interessante analisar como ele é interpretado de forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As mulheres em O Primo Basílio
  • Análise O primo Basílio
  • ANÁLISE DA OBRA O PRIMO BASÍLIO
  • Analise de poster do primo basilio
  • Analise da obra primo basilio
  • Análise do livro O Primo Basílio
  • Análise do livro o primo basílio.
  • Análise O primo Basílio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!