ANÁLISE DA EXPRESSÃO GENICA

Páginas: 9 (2227 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2014

ANÁLISE DA EXPRESSÃO GENICA
Bárbara Magagnin Moreira
Centro Universitário Católica de Santa Catarina – Campus Joinville
Biomedicina – Disciplina de Biologia Molecular

1 ANÁLISE BÁSICA

A expressão gênica é o processo pelo qual a informação contida em um gene é traduzido em estruturas presentes em um determinado tipo celular (mRNA ou proteínas).


1.1 PRINCÍPIOS DE TRIAGEM

Ostestes genético são definidos como métodos para identificação de determinantes biológicos (ex.: DNA, RNA, proteínas, cromossomos) que possam causar anormalidades no organismo caso apresentem deficiência. No caso dos testes de triagem genética, estes apresentam importância no sentido de atuar preventivamente ao desenvolvimento da enfermidade envolvida. A triagem genética, assim como outras formas detriagem, foram desenvolvidas para que o tratamento pré-sintomático fosse possível. O objetivo dos teste de triagem não é a fixação de um diagnóstico, mas sim a seleção entre indivíduos que possuem determinada variável pesquisada, daqueles que não a tem. A partir da triagem inicial é que serão identificados subgrupos populacionais para posterior investigação mais específica (NUSSBAUM et al, 2008).A triagem genética, especialmente, procura na população genótipos que ou já estão associados a doenças ou a sua predisposição, ou então a genótipos que possam levar doenças a seus descendentes. Alguns exemplos da utilização da triagem genética é: triagem de recém nascidos para distúrbios metabólicos, e a detecção de heterozigotos para a patologia de Tay-Sachs. No entanto, os métodos de triagemtambém podem ser aplicados para pesquisa de histórico familiar, no qual já se sabe que há algum advento hereditário desencadeante de determinada doença (NUSSBAUM et al, 2008).
Os princípios aplicados na triagem datam da década de 60 e continuam sendo utilizados. Para a decisão de que uma triagem é adequada devem-se seguir os seguintes critérios: características da doença, características doteste, características do sistema (as fontes tanto para diagnóstico como para tratamento da doença devem ser acessíveis) (NUSSBAUM et al, 2008).
Na triagem há dois princípios ainda que a caracterizam, o teste deve possuir especificidade e sensibilidade. A especificidade diz respeito a capacidade do teste em identificar os indivíduos que não estão com a doença, e a sensibilidade se refere a capacidadeque o teste tem em identificar os indivíduos com a doença. Para a determinação de ambos os princípios há comparação dos resultados de triagem com aqueles obtidos nos diagnósticos definitivos (NUSSBAUM et al, 2008).


1.2 MÉTODOS

1.2.1 PCR

De acordo com o Instituto de Física de São Carlos, a técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR, Polymerase Chain Reaction) foi desenvolvida nosanos 80 por Kary Mullis, e com esta técnica recebeu o prêmio Nobel de Química em 1994. A PCR permite amplificar um gene de cópia única em milhões de cópias, a partir de uma pequena quantidade do DNA original.
Esta técnica requer basicamente: a amostra de DNA a ser analisada, dois pares de oligonucleotídeos (construídos para delimitar a região da sequência nucleotídica do DNA a ser amplificada),enzima DNA polimerase termoestável, cofator enzimático cloreto de magnésio e deoxirribonucleosídeos trifosfatos (dNTPs) para serem incorporados a nova fita de DNA sintetizada. Vale ressaltar que essa técnica realiza a amplificação da sequência alvo de forma exponencial.
Para que haja replicação de maneira correta, além dos requerimentos, a técnica também necessita de ciclos automatizados,conhecidos como: desnaturação, anelamento e extensão. Na primeira etapa do ciclo - desnaturação -, ocorre a separação das cadeias de dupla hélice de DNA através do aumento da temperatura. Esta separação é essencial para que, na segunda fase - anelamento -, dois primes de oligonucleotídeos se liguem às sequências dos pares de bases complementares da cadeia molde. Estes primers são desenhados e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • expressão gênica
  • expressao genica
  • Análise da expressão gênica de Bax e NFKB em células k562 tratadas com um protótipo a fármaco
  • Regulação da expressão genica
  • clonagem e expressão gênica
  • Expressão genica em eucariontes
  • CONTROLE DA EXPRESSAO GENICA
  • Regulacao Da Expressao Genica em Procariotos e Eucariotos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!