Análise da empresa Cargill sob a perspectiva da Teoria de Michael Porter

Páginas: 19 (4719 palavras) Publicado: 17 de fevereiro de 2014
Universidade Federal de Uberlândia
Instituto de Economia – Graduação em Relações Internacionais
Estratégias Empresariais Internacionais
Prof.ª Michelle de Castro Carrijo









Análise da empresa Cargill sob a perspectiva da Teoria de Michael Porter

















Histórico

A história da Cargill começa em 1865, na pequena cidade de Conover, Iowa nos EstadosUnidos. William Wallace Cargill, filho de um capitão naval escocês, comprou um modesto depósito (silo) com a intenção de armazenar e vender grãos. No ano seguinte, com a entrada de seus irmãos Sam e James no negócio, a empresa passou a se chamar W. W. Cargill and Brothers, inaugurando outros depósitos de grãos. Em 1884, ingressou fortemente no segmento de vendas de grãos na cidade de La Crosse,localizada no estado norte-americano de Wisconsin. Nos anos seguintes, a empresa teve um crescimento extraordinário, muito em virtude de sua estratégia em apostar no desenvolvimento da malha ferroviária estadunidense, um transporte essencial para escoar seus produtos.
Durante a Primeira Guerra Mundial, os preços dos grãos dispararam e a empresa se beneficiou deste momento, obtendo lucrosaltíssimos, mas, somente em 1928, abriu seu primeiro escritório fora dos Estados Unidos, na cidade de Montreal, no Canadá. No ano seguinte surgiu o departamento de exportações, dando início à comercialização de grãos no exterior. A criação deste departamento foi seguida da inauguração de escritórios na Holanda e na Argentina. Em meados da década de 1930, a empresa, já sob o comando de John MacMillan Jr.,começou a vender grãos manufaturados com a marca Cargill. Essa divisão seria desenvolvida na década seguinte, especialmente com a aquisição da Nutrena Mills, uma das empresas mais promissoras do segmento na época. Foi também nesta época que a Cargill comprou seus primeiros navios próprios para o transporte de grãos.
Em 1941, a Marinha dos Estados Unidos assinou contrato com a empresa para fabricarseis navios tanques e, ao final da Segunda Guerra Mundial, o Exército e a Marinha ofereceram à Cargill um prêmio pela fabricação desses navios, levando a empresa a ingressar oficialmente neste segmento de negócio no ano de 1954. Também nesta época, a Cargill ingressou no segmento de sal, que se tornaria de grande importância para a empresa durante anos. Apesar do enorme crescimento, somente em 1960a empresa ingressou oficialmente no mercado europeu. Ainda nesta década, em 1966, ingressou na indústria de processamento de milho por via úmida. Subsequentemente, a divisão coreana da empresa formou uma joint venture para produzir rações, ovos e aves. Na década de 1970, a Cargill importou o primeiro carregamento de suco de laranja concentrado do Brasil para os Estados Unidos da América.
Nasdécadas seguintes, a empresa cresceu através de inúmeras aquisições, além de ingressar em outros segmentos de mercado como o comércio de café nos anos 80 e no processamento de carne suína e de peru. A Cargill criou, em 2004, a Mosaic, uma das maiores produtoras mundiais de fertilizantes. Em 2011, a empresa inaugurou dois dos centros mais avançados de tecnologia e inovação na área de alimentos,localizados em Wichita (Estados Unidos) e Campinas (São Paulo). Considerada a maior empresa de capital fechado dos Estados Unidos (em relação a faturamento), tem operações que vão da venda de milho e trigo à contratação de navios cargueiros e estruturação de complexos derivativos para fundos de hedge. Sua lista de clientes vai desde a rede McDonald’s e a Coca-Cola até o Ministério da Agricultura doEgito. Além disto, desenvolvendo rações para animais e soluções de nutrição personalizadas, a Cargill está presente na vida de mais de 400 milhões de pessoas todos os anos. Com mais de 1.900 patentes no mundo inteiro, a empresa está sempre apresentando inovações e soluções para a alimentação e a agricultura.
No Brasil, a empresa começou com um modesto escritório inaugurado no dia 24 de maio de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 5 Teorias de michael porter
  • Teorias de Michael Porter
  • Análise crítica
  • analise de michael porter e analise de swot
  • Teorias de michael porter e kaoru ishikawa
  • Lei seca
  • Análise dos fimes shrek e alice no país das maravilhas sob a perspectiva das teorias junguianas
  • Análise dos sistemas sob uma perspectiva empreendedora

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!